Aula inaugural da UEA é marcada por destaques em avanços no Ensino Superior do AM
09/03/2012 – A abertura do ano letivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizada esta semana pelo governador Omar Aziz, acompanhada via teleconferência em vários municípios do Amazonas, foi marcada pela lembrança das dificuldades superadas para se ter acesso ao Ensino Superior em nosso Estado.
Aziz lembrou que o acesso se restringia a algumas instituições de ensino, entretanto, com a criação da UEA, este acesso tornou-se uma oportunidade para quem almeja continuar seus estudos, principalmente, aqueles estudantes do interior do Estado.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O governador fez questão de ressaltar que, durante os 10 anos de existência, a UEA vem promovendo a qualificação de mão de obra especializada e, consequentemente, o desenvolvimento do Amazonas. Ele acredita que, com a mudança da sede da UEA para o município de Iranduba (distante a 22 quilômetros de Manaus), a Universidade oferecerá melhores condições de estrutura, permitindo a descentralização de serviços. “Nós fazemos a nossa parte para a construção de um Amazonas melhor”, disse.
Na oportunidade, o governador parabenizou o corpo docente e discente pelo processo democrático que está sendo implementando no âmbito da comunidade universitária, que teve como resultado a realização do pleito que elegeu o primeiro diretor da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESCS/UEA).
“A Universidade não é uma obra física, e sim, uma obra para o desenvolvimento intelectual do Amazonas. O Estado está se sacrificando para que essa universidade possa ficar sempre de pé, oportunizando ao estudante, reproduzir melhor e com rapidez a expansão do conhecimento”, finalizou.
Homenagens
Na ocasião, o diretor da ESCS/UEA, professor Cleinaldo de Almeida Costa, fez homenagens ao governo do Estado e ao reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira, entregando-os placas comemorativas pelos serviços prestados à Instituição.
Inauguração de Núcleo Odontológico para pessoas especiais
Durante o evento, o governador Omar Aziz inaugurou o Núcleo de Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Naope), o qual é resultado de uma parceria com o governo japonês que doou os equipamentos necessários ao atendimento diferenciado para pessoas com necessidade especiais.
Sobre as parcerias, o governador destacou que qualquer país que queira fazer esse tipo de investimento será bem-vindo. “O Japão tem na história e na sua cultura, o sentimento de solidariedade para atender necessidades de países em desenvolvimento. Essa ação se faz, em razão das dificuldades encontradas ao longo de todo seu processo histórico, principalmente, quando diz respeito à doação. E, estamos felizes por isso”, finaliza.
Além de professores e estudantes da ESCS/UEA, estiveram presentes na cerimônia autoridades como o vice-governador, José Melo, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Wilson Alecrim, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), Odenildo Sena, a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, dentre outros convidados.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM