Programa Sinapse da Inovação chega à primeira fase de treinamentos e avaliações


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) receberam mais de mil propostas para o edital do programa Sinapse da Inovação – Operação Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Divido em três fases, o programa se encontra na etapa de qualificação dos consultores, via on line. Os consultores são dos Estados do Amazonas e Santa Catarina, Estado pioneiro do programa. Estes consultores irão orientar os 150 primeiros projetos classificados.

O Sinapse é voltado ao incentivo dos empreendedores locais, com ideias inovadoras, e a FAPEAM apoia esses empreendedores, visando alavancar essas ações no Estado, possibilitando a criação de empregos e geração de renda para a região.

Décio Luiz pede para os proponentes ficarem atentos as etapas. Foto: Érico Xavier

Dércio Luiz pede para os proponentes ficarem atentos as etapas. Foto: Érico Xavier

De acordo com o membro do comitê gestor do programa na FAPEAM, Dércio Luiz Reis, o os consultores, que avaliarão os projetos, estão passando por uma preparação on line a cargo da Fundação Certi. “É um curso de como avaliar cada projeto, para que tenhamos uma avalição equânime e todos os consultores procedam da mesma maneira, com os mesmos critérios, para haver uma equalização das informações”, disse.

Ele também explicou como vai ser procedida a próxima fase, que já inicia com a avaliação de cada projeto de acordo com as áreas. “Os consultores foram inscritos por área, e cada área tem seu grupo de consultores para verificação, eles já vão poder promover o ranqueamento dos projetos e, a partir dai, teremos os resultados para seleção dos 150 primeiros projetos”, explicou.

Reis alerta os inscritos, que devem ficar atentos às datas e fases do programa. “Os primeiros 150 selecionados irão passar também, por um treinamento on line para preparar seu material, logo após esse treinamento vão re-submeter esse material, e a partir dai serão selecionados 80 trabalhos que vão novamente passar por outra qualificação on line, e por fim preparar o que consideramos o plano de negócios à partir de suas ideias, pois já vamos ter um material mais consistente, e dessas 80 propostas serão retiradas as 40 que receberam a subvenção, tudo on line”, disse.

Aporte Financeiro

Iniciativa do Governo do Estado via FAPEAM, em parceria com Certi, o Sinapse dispõe de R$ 2 milhões em recursos, que serão destinados a 40 projetos. Cada participante selecionado receberá R$ 50 mil, para desenvolver sua ideia.

Confira o cronograma:

Fase 1 Fase 2 Fase 3   Pré – Incubação
Submissão da ideia inovadora e capacitações: 29/04 a 11/06 Submissão projetos de Empreendimento e capacitações: 30/07 a 20/08 Submissão projeto de fomento e capacitações: 28/09 a 15/10

Prazo para recursos:

23 e 27/11

 

Prazo para criação da empresa: 14/03/2016

 

Evento de premiação: Abril/2016

Pré – incubação: Abril a Setembro.

 

 

 

 

Auditorias: Setembro

Avaliação: 30/06 a 24/07 Avaliação: 24/08 a 18/09 Avaliação: 19/10 a 13/11
Aprovados primeira fase: 31/07 Aprovados segunda fase: 25/09 Aprovados terceira fase: 19/11

Saiba mais sobre o Sinapse

O programa tem por objeto estimular a criatividade e o empreendedorismo por meio da submissão de ideias inovadoras para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica, a empresas com sede no estado do Amazonas, e que apresentarem projetos de desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores, que transformem ideias em empreendimentos que incorporem novas tecnologias, aos setores econômicos relevantes no Estado do Amazonas.

Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *