Filtro de água movido a energia solar para desinfecção é destaque na SBPC


Purificador via energia solar. Foto: Fernanda Farias. Ascom/Inpa

Purificador via energia solar. Foto: Fernanda Farias. Ascom/Inpa

São Carlos(SP) – Em referência ao Ano Internacional da luz, proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trouxe o tema “Luz, Ciência e Ação”, e nesta temática o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) levou ao estande como projeto principal o “Água Box”, um filtro de água que utiliza a energia solar.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O Água Box, que foi desenvolvido pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter, é um filtro solar que consegue transformar águas poluídas em água potável por meio dos raios solares. “Este filtro tem o objetivo de melhora a qualidade de vida das populações que carecem de saneamento básico, como as áreas remotas da região amazônica”, explicou o coordenador de Extensão Carlos Bueno, acrescentando que o filtro já foi instalado em algumas comunidades indígenas do Amazonas.

Neste mês de julho a ONG reVIVA instalará em Nampula (Moçambique), no continente africano, dois sistemas de purificação em comunidades onde a propensão de morte por  meio da ingestão de água contaminante é enorme. Ainda neste semestre, o Inpa pretende implantar este mesmo equipamento em uma aldeia Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro-AM.

Segundo Bueno, o protótipo do Água Box, que é utilizado nas comunidades, pesa 13 kg já com a placa solar e com a bateria, e é capaz de purificar 400 litros por hora, ou seja, cinco mil litros de água limpa por dia para toda a comunidade. “Podemos agregar a essa tecnologia a de bombeamento de água, que pode ser solar também, levando a água do igarapé para uma caixa d’água; e o de filtragem de água, utilizando carvão”.

Fonte: Ascom/Inpa, por Fernanda Farias

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *