Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web recebe inscrições
23/02/2012 – Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para os interessados em participar do prêmio Nacional de Acessibilidade na Web: Todos@Web. O evento tem por objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na internet de maneira que possa conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas e empresas que realizam ações em prol do acesso de cidadãos com deficiência à rede mundial de computadores.
O evento é uma iniciativa do W3C escritório Brasil em parceria com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), além do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação, a Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Podem participar cidadãos brasileiros, organizações públicas ou privadas, desde que seus projetos estejam acessíveis por meio da internet. Para participar é necessária a criação de um ambiente virtual contendo um breve resumo do trabalho inscrito, entre outros pontos citados no regulamento.
O prêmio está divido em três categorias principais e subcategorias que abrangem várias ações da acessibilidade, que premiará os melhores representantes dessa áreas. De acordo com informações do site, o prêmio é um reconhecimento público do trabalho em prol da acessibilidade na web.
A premiação para os três melhores colocados de cada categoria será feita em dinheiro, além dos vencedores receberem troféus, participação na solenidade e seus trabalhos serem publicados pelo W3C. Br. A divulgação do resultado dos aprovados está prevista para próximo mês de maio.
Sobre o prêmio
A acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do W3C: Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável. Infelizmente boa parte das páginas desenvolvidas não seguem padrões web e muito menos padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso a informação por pessoas com deficiência.
Pesquisa recente do W3C Brasil aponta que o indicador de conformidade aos padrões de acessibilidade de páginas de sítios web dos órgãos públicos brasileiros alcança a média de 2% do total de mais 6 milhões de páginas analisadas. Estima-se que o indicador para as páginas web do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público. Esse número indica que há um espaço enorme para avançar na acessibilidade na web.
Há mais de dez anos o W3C desenvolve diretrizes de acessibilidade. Essas diretrizes são técnicas que devem ser aplicadas em websites para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas. Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras.
Para obter mais informações, clique aqui
Para efetuar as inscrições, clique aqui
Redação: Esterffany Martins
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM