Edital Universal tem grande procura no último dia de inscrições


17/02/2012 – Pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado compareceram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, para entregar suas propostas de projetos para concorrer ao financiamento do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas. O programa é uma ação do Governo do Estado para financiar atividades científicas, tecnológicas e de inovação, que representem contribuição de cunho significativo para o desenvolvimento do Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Ao todo, serão aprovadas até 20 propostas para pesquisadores com título de mestre e até 50 propostas para pesquisadores com título de doutor. O valor total do investimento para execução dos projetos selecionados será de R$ 5,4 milhões. Os resultados serão divulgados a partir de junho de 2012 e a contratação das propostas acontecerá a partir de julho deste ano.

Segundo o diretor técnico-científico da FAPEAM, Jorge Porto, esse é um grande passo que o Governo do Estado, por meio da instituição está dando no fomento à ciência e tecnologia.

“Esse Edital tem caráter abrangente. São mais de R$ 5 milhões que serão disponibilizados para os projetos, com a possibilidade de concedermos auxílio tanto para mestres, quanto para doutores. Estamos esperando algo em torno de 320 propostas e isso vai demandar um grande esforço coletivo na agência, no que tange às análises e pareceres e posterior validação pela Câmara de Assessoramento”.

Expectativa

Vários especialistas deixaram para protocolar suas propostas no último dia de inscrição, como no caso do zoólogo Ronis da Silveira, que estuda as populações de jacarés em reservas ecológicas. Ele ressaltou a importância do edital no apoio à pesquisa.

“Esse edital tem uma importância muito grande para todas as instituições de pesquisa e ensino do Amazonas, principalmente pelo fato de ser interinstitucional e multidisciplinar. Pelo tamanho da fila, percebemos que a demanda de produção científica no Estado está aumentando. A minha expectativa é de vencer o Edital e de que os melhores projetos sejam escolhidos”, declarou.

Para o biólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Pereira de Moura Neto, os editais são importantes instrumentos de auxílio para todo pesquisador. “Espero conseguir ter a minha proposta aprovada, sou um pesquisador novo na instituição e pretendo, se aprovado, prosseguir com os meus estudos na área de genética humana e biologia molecular. Quero parabenizar a FAPEAM e o Governo do Amazonas pelo auxílio concedido no fomento à pesquisa”, disse.

Rosilene Corrêa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *