Inscrições para o programa Biblos vão até o dia 16 de março


17/02/2012 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vai receber até o dia 16 de março as propostas dos interessados em participar do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos). O programa tem por objetivo apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzida por profissional e financiada pela Fundação ou agência de fomento internacional/nacional.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O edital é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM, que vai investir até R$ 450 mil na publicação de livros, periódicos ou equivalentes, exceto número temático de revistas com tiragem regular de no mínimo três anos, desde que receba parecer positivo da Câmara de Assessoramento Científico. Os recursos vão ser concedidos em parcela única ou na forma de auxílio-pesquisa no valor de até R$15 mil por proposta. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer no próximo mês de junho e a contratação pretende ser feita a partir de julho deste ano.

Contemplados

Um dos contemplados da edição passada do programa foi o pesquisador Alisson Marcos Leão, que lançou a sua obra ‘Amazonas: natureza e ficção’, em dezembro de 2011. No livro, o autor aborda a tradição e a representatividade da natureza na ficção amazonense.

Ele explica que nessa obra realizou uma análise comparativa das obras de ficção amazonense ‘Inferno verde’, de Alberto Rangel, e ‘A selva’, de Ferreira de Castro, que se configuraram ideais recorrentes de infernismo e exotismo.

Leão destacou na obra as interpretações das relações nacionais e internacionais da literatura. Ainda, segundo ele, ambas constituíram essas imagens de “infernismo” e exotismo da Amazônia durante muito tempo.

Segundo Leão, um dos destaques que finaliza a obra são as investigações realizadas por ele sobre a forma de como os autores locais responderam a essas imagens deixadas pelos autores internacionais. “Esse é o ponto forte, pois mostra como a literatura pode se estabelecer em uma relação complexa entre autores locais e estrangeiros. Essa relação surgiu a partir da segunda metade do século 20. Autores como Arthur Engrácio, Astrid Cabral e Erasmo Linhares são apresentados no livro, nesse momento as formas complexas e criativas de resposta são articuladas por esses escritores, sempre tendo como foco a representação da natureza”, informou.

Leão destaca que o apoio da FAPEAM foi importante para consolidação do livro. “A obra já estava em análise por uma editora, e com a chegada dos recursos da FAP acelerou o processo. A FAPEAM foi fundamental para o lançamento do livro”, declarou.

Requisitos Básicos

Para participar é necessário ter vínculo com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), Institutos de Ciência e Tecnologia, órgão público ou Organização Não Governamental (ONG) sediada ou com uma unidade no Estado do Amazonas. Além de ser brasileiro ou naturalizado, caso seja estrangeiro deve possuir um visto temporário de trabalho ou visto permanente. É preciso possuir título de mestre ou doutor e estar cadastrado no sistema de curriculum lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no banco de pesquisadores. Por fim estar adimplente com a FAPEAM.

Documentação

A documentação pode ser entregue no horário das 9h às 13h no protocolo da FAPEAM, localizado na Travessa do Dera s/n, bairro Flores. Os candidatos precisam entregar todos os documentos previstos no edital dentro de um envelope lacrado, por meio de uma carta de encaminhamento à Diretoria Técnico-Científica.

O modelo da carta está disponível no link Formulários, no site da instituição com duas vias impressas constando de forma clara a seguinte referência: CONFIDENCIAL FAPEAM/DITEC/ Programa de Apoio à Publicação Científica/ Nome do Proponente.

Sobre o Biblos

Esse programa consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.

Redação: Esterffany Martins
Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *