Alunas da Ufam criam aplicativos voltados para o público feminino


4214.Brazil-hackathon-MommysBenefit-Girls-496px.jpg-496x0Alunas do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolveram aplicativos para smartphones, com o propósito de facilitar a vida das mulheres. Os programas foram apresentados na última sexta-feira (21) durante a programação do “Cunhantã Digital”, no Studio 5 Centro de Convenções. O evento é parte integrante do XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Software (SBQS) que contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

ItGirlsFinishedDe acordo com as criadoras dos aplicativos ‘Mommy´s BeneFIT’, ‘What the hack’ e ‘Make UPhi’, estes foram desenvolvidos pensando no universo feminino, já que muitas vezes as mulheres são esquecidas quando o assunto é tecnologia.

“É uma questão cultural. Os meninos são ensinados desde cedo a brincar de videogame, por exemplo, e acabam se interessando mais pela área de tecnologia da informação. Já as meninas são estimuladas a ingressar na área de humanas, na maioria das vezes”, disse a professora Rosiane de Freitas Rodrigues, coordenadora da pesquisa.

APLICATIVOS

Mommy´s BeneFIT – O aplicativo é destinado para grávidas que procuram melhorar a sua qualidade de vida através da prática de exercícios físicos. Ele permite que as mulheres grávidas, que não têm conhecimento dos exercícios físicos apropriados, possam ter acesso a essas informações. Elas podem ler os comentários de outras grávidas sobre as atividades físicas para que possam ter maior segurança para a prática e também podem ver locais apropriados, pois muitas vezes, a grávida sabe que pode praticar exercícios físicos, mas não encontra locais que desenvolvam este tipo de trabalho.

What the hack – Este é um aplicativo móvel baseado em ‘jogo’, voltado para as meninas que querem saber mais sobre carreiras tecnológicas e, principalmente, do papel das mulheres neles. Fornece uma base de informações para facilitar a partilha de conhecimentos e incentivar a participação feminina neste campo , o que garante também o intercâmbio entre as jovens em suas atividades acadêmicas iniciais com mulheres já profissionais na área, gerando cultura, melhorando a rede, bem como permitindo o reconhecimento de algo que elas criaram.

Make UPhi – É um aplicativo voltado para a composição de maquiagem feita por ‘Fibonerds’. Usando proporções matemáticas, a aplicação avalia as características faciais de um usuário e sugere algumas dicas de qual a maquiagem adequada pro rosto da usuária.

 

FONTE: Ufam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *