Fiocruz Amazônia promove seminário de integração


Para promover a integração entre doutores egressos dos programas de Doutorado Interinstitucional ofertados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) no Amazonas com os mestrandos ingressantes na primeira turma do Mestrado em Saúde Coletiva da instituição, a Fiocruz Amazônia realizará, nos próximos dias 02 e 03 de setembro, o Seminário de Integração de Egressos de Doutorado em Saúde Coletiva. O evento será aberto ao público em geral.

O Seminário será realizado no Salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia, e contará com cinco mesas redondas que abordarão, entre outros, as dimensões qualitativas na organização de serviços e cuidados em saúde; programas, serviços e ações de saúde; determinantes de saúde em situações de fronteira e grupos vulneráveis; saúde e trabalho e o aprimoramento do diagnóstico em agravos negligenciados.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com a Vice-Diretora de Ensino da Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo, a implantação de Programas de Pós-Graduação na Fiocruz Amazônia tem sido uma prioridade institucional. Neste contexto, destaca-se a oferta de duas turmas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Saúde Coletiva realizada com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

PROGRAMAÇÃO

As discussões iniciarão às 10h do dia 02 com a mesa redonda “Dimensões qualitativas na organização de serviços e cuidados em saúde”, coordenada pela vice-diretora de Ensino da Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo. Participarão da mesa redonda os pesquisadores da Fiocruz Amazônia, Maximiliano Souza, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eduardo Honorato, e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Nair Chase e Denise Gutierrez.

A programação seguirá, das 14h às 16h30, com a mesa redonda “Programas, serviços e ações de saúde: avaliação e controle de agravos prioritários”, sob o comando da coordenadora de Pós-Graduação da Fiocruz Amazônia, Rosana Parente. Os pesquisadores da Ufam, Ana Paula Herkrath, Janete Vieira, Flávia Cohen, e a representante da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Karla Crispim, farão exposições referentes ao tema.

Na manhã do dia 03 de setembro, a programação iniciará com a mesa redonda “Determinantes de saúde em situações de fronteira e grupos vulneráveis”, coordenada pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia, Maximiliano Souza. Participarão da mesa os pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia, Antônio Levino e Rodrigo Tobias, além dos pesquisadores da Ufam, Elsia Belo, e da UEA, Ana Felisa Guerreiro.

À tarde, a programação será dividida em mais duas mesas. A primeira, que iniciará às 14h, “Saúde e trabalho”, coordenada pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweikardt, com a exposição dos pesquisadores da Ufam, Adenilda Arruda, da UEA, Evangeline Cardoso e da representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Arlete Lima, e a segunda, com início previsto para às 16h30, intitulada “Aprimoramento do diagnóstico em agravos negligenciados”, coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Flor Espinoza, com apresentação da pesquisadora da Ufam, Leíla Coelho, sobre a caracterização da Leishmania app em portadores de LTA.

 

FONTE: Fiocruz Amazônia/ Camila Carvalho

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *