Projeto do Pibic otimiza geração de energia solar
14/02/2012 – A necessidade de oferecer alternativas de energia para localidades isoladas fez estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-Distrito) desenvolver o projeto ‘Sistema de posicionamento automático para aumentar a conversão de energia em painéis fotovoltaicos’.
Na prática, a pesquisa realizada em 2011, teve por objetivo desenvolver um sistema automático de posicionamento de painéis fotovoltaicos para aumentar a conversão de energia solar em elétrica (painel solar) e, dessa forma, incentivar o uso desse tipo de energia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O trabalho, desenvolvido pelo bolsista Elton Rocha Chaves Júnior, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-JR), via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi transformado em artigo que foi apresentado no 6o Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte/Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi 2011), realizado em dezembro do ano passado, em Natal (RN).
“Ter esse artigo aprovado e apresentado em um congresso como esse, foi uma ótima oportunidade de divulgar a pesquisa. Tive contato com profissionais e pesquisadores qualificados, o qual contribuiu com a minha qualificação acadêmica e profissional, além de conhecer novos projetos pude descobrir novos horizontes sobre o uso de energia limpa e alternativa. E claro, também divulgar a instituição de ensino onde me formei, o Ifam”, afirmou Elton.
Energia limpa
De acordo com Rocha, o projeto mostrou a importância da exatidão do posicionamento do painel fotovoltaico entre pontos de maior incidência dos raios solares. Para isso, foram usadas equações referentes ao movimento terrestre e a sua localização em relação ao sol procurando diminuir o erro entre o tempo solar e o tempo real para atingir maior exatidão para a captação de energia.
“O posicionamento se baseia no movimento que acompanha o sol durante a movimentação da terra, partindo do princípio de rotação, o sistema eletromecânico de posicionamento desenvolvido teve por objetivo realizar este movimento”, explicou o estudante.
Durante o experimento foi desenvolvido um sistema de geração de energia solar utilizando quatro painéis fotovoltaicos fixos, num laboratório construído no piso inferior do Ifam-CMDI. O sistema contou com um banco de baterias, um controlador de carga, um conversor e um sistema de chaveamento, que na ausência da energia da rede da concessionária, aciona a energia fornecida pelo sistema solar para acender luzes de 9 watts, instaladas nos corredores inferiores e superiores da unidade de ensino, como luzes de emergência.
Segundo Rocha um painel solar, ao ser atingido por raios solares gera energia elétrica na forma de corrente contínua que pode ser manipulada por conversores para ser transformada em energia alternada.
“Sempre tive interesse no sistema de energia solar, queria fazer um projeto que pudesse ajudar meus pais que trabalham no interior e outras pessoas que morassem em localidades isoladas de difícil acesso à energia elétrica. Devido ainda ao baixo rendimento da energia solar optei juntamente com meu coordenador pelo desenvolvimento de um sistema que pudesse aumentar a conversão de energia solar em elétrica e incentivar o uso deste tipo de energia”, afirmou Rocha.
Connepi 2011
O 6o Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi) é um evento anual que ao longo do tempo foi se tornando um dos mais importantes eventos científicos da rede de educação tecnológica, com cada vez mais trabalhos e participantes inscritos. Um comitê científico formado por professores, pesquisadores e especialistas é formado para selecionar os trabalhos a serem apresentados no congresso, visando uma maior qualidade e seleção.
Em 2011, o Connepi ocorreu no Campus Central do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Rio Grande do Norte com o tema ‘Tecnologia Inovadora Sustentável: Ações afirmativas, equidade e promoção da qualidade de vida’. O evento reuniu professores, técnicos, pesquisadores e estudantes de toda a Rede Norte e Nordeste de Educação Profissional e Tecnológica.
Sobre o Pibic Jr
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior é desenvolvido pela FAPEAM, em parceria com o CNPq, e consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
“Participar do Pibic foi uma grande oportunidade de, ainda no Ensino Médio, ter contato e fazer parte de um grupo de pesquisas reconhecido inclusive pelo CNPq. O apoio financeiro da FAPEAM foi de fundamental importância para o incentivo e execução do projeto”, finalizou Rocha.
Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM