Equipe de Educação Ambiental explora diferentes ambientes como espaços didáticos


Em agosto, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou uma série de atividades didáticas e de manutenção do viveiro que está instalado junto à Escola Municipal Maria Celestina na comunidade Ingá, no município de Uarini (AM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Durante a visita, também aconteceu uma reunião com a comunidade para tratar sobre o andamento do viveiro, a percepção e o envolvimento dos comunitários com o projeto, e a possibilidade de restauração florestal em algumas áreas da comunidade.

Na ocasião, foram escolhidos dois espaços para o plantio das primeiras mudas do viveiro, que serão no Igarapé Santo Amaro e no “Campo do seu Messias”. “Os lugares escolhidos para o plantio envolvem áreas de várzea que possibilitam o monitoramento do crescimento, além de serem acessíveis às crianças acompanharem”, afirma a educadora ambiental do Instituto, Eliane Neves. O viveiro possui cerca de 334 mudas de plantas, por exemplo, louro-inamuí, samaúma, jitó, piranheira, tarumã, muiratinga, mulateiro, que em breve estarão em condições de plantio.

Para Eliane, o viveiro educativo precisa estar conectado ao cotidiano da comunidade, e de suas necessidades. “A questão do envolvimento das comunidades é um processo de médio a longo prazo. Sabemos que a participação em qualquer iniciativa coletiva deve fazer sentido à comunidade. Quando falamos só do plantio, pode ser entendido apenas como mais uma tarefa do dia-a-dia, mas, se falarmos em aprendizado e outras possibilidades, até de prover renda a partir de manejo, o sentido começa a mudar”, afirma.

Além disso, as educadoras ambientais, Claudia Santos e Eliane Neves, compartilharam com a comunidade conteúdos didáticos que auxiliam para a formação dos professores, visando melhor desempenho dos alunos, assim como a utilização do viveiro como espaço de aprendizado.

Leia matéria completa aqui.

Fonte: Mamirauá

Foto: Eliane Neves

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *