Estudantes da Fucapi criam Laboratório Móvel de Física
01/02/2012 – A Física é considerada pelos estudantes uma das disciplinas mais complicadas e de difícil compreensão. Com o objetivo de mudar esse pensamento, alunos do Ensino Médio da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) desenvolveram com apoio do Projeto de Iniciação Científica Jr. (Pibic Jr), que é financiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), um laboratório móvel de física.
O propósito, segundo o grupo é levar para escolas que não possuem recursos ou materiais necessários a possibilidade de oferecer uma aula prática com experimentos feitos a partir dos assuntos abordados no Ensino Médio e ensinar de maneira prática e didática a matéria.
O projeto intitulado ‘Laboratório Móvel de Física Óptica’ teve início no segundo semestre de 2010 e consiste em montar um kit especial de física para as escolas, que tem como método fazer com que as demais unidades educacionais consigam apresentar uma aula prática em que a equipe explique para os demais colegas de classe como é e qual a função de cada aparelho e qual sua aplicabilidade no dia a dia.
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Segundo o educador e coordenador do projeto, Hudson da Silva, o trabalho fez com que os estudantes se interessassem pelo universo da pesquisa. “Eu percebi que o envolvimento dos alunos nesse trabalho contribuiu para o aprendizado deles, isso ocorreu devido ao fato de eles terem participado desde o início da elaboração do projeto”, declarou.
Silva explicou que a iniciativa surgiu a partir da observação feita durante as aulas. “Eles não demonstravam interesse pela disciplina, então decidi unir o útil ao agradável, reunindo a teoria com a prática, contribuindo assim para o bem de outras instituições”. De acordo com o professor a física está relacionada com situações do dia a dia. Ele ressalta que não há nada mais prático do que transportar isso para dentro sala de aula e assim despertar a vocação científica dos estudantes.
O professor informou que o laboratório já está montado e pretende, em conjunto com os estudantes, a partir do primeiro semestre deste ano realizar as primeiras visitas nas escolas. Ele revelou também que vários kits educativos foram criados para doar às escolas que serão visitadas, a fim de que essas possam dar continuidade ao trabalho.
Conforme o estudante e bolsista de iniciação científica, Luiz Gonzaga, a ideia do projeto foi um gancho para despertar seu interesse pela pesquisa. “O projeto mostra como todo o assunto visto dentro de sala pode ser aplicado no cotidiano por meio de experiências. O nosso em especial é baseado em Física Óptica, mas futuramente pode estar relacionando outros assuntos”, disse o estudante.
Apoio
O Pibic Jr, que tem parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoia a inserção de alunos no campo científico.
O professor informou que o apoio recebido pelo programa foi essencial para a realização do projeto e destaca que o investimento em Ciência e Tecnologia é importante para a formação dos alunos no despertar da vocação científica.
“Eu acredito que é algo significativo esse investimento em Ciência e Tecnologia. E, quanto mais investimentos nessa área mais o Brasil irá pra frente. Pois a educação, o ensino e a aprendizagem é que fazem a diferença em um país”, enfatizou o professor.
Sobre o Pibic Jr
Esse programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa de instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
Redação: Esterffany Martins e Rosilene Corrêa
Edição: Jesua Maia – Agência FAPEAM