Com o apoio da FAPEAM, alunos da zona rural criam aplicativo para o transporte fluvial em Manaus
Com a proposta de informar os horários, dias e locais de saída das embarcações àqueles que utilizam o transporte fluvial em Manaus, quatro alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo estão desenvolvendo o aplicativo (app) ‘Transporte Fluvial de Manaus’, que será disponibilizado gratuitamente para smartphones nas plataformas Android, IOS e Windows. O lançamento do app está previsto para o final de novembro.
A ideia surgiu de um problema recorrente para os alunos da unidade de ensino, que fica localizada na comunidade Jatuarana, no rio Amazonas. Todas às vezes que eles vêm à cidade, a falta de informação sobre o horário e local de saída das embarcações atrasa o processo.
O projeto está sendo desenvolvido com recursos subsidiados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que destina uma verba mensal para a manutenção das pesquisas e compra de materiais. Até o momento, mais de 200 linhas do transporte fluvial de Manaus já foram catalogadas. O aplicativo terá seis informações: nome da embarcação; destino; escalas; hora de saída; tempo de viagem e contato do dono do barco.
Um dos alunos integrantes do projeto, o estudante Washington Cunha, 10, do 6º ano do Ensino Fundamental, contou que seu pai já sofreu com a falta de informação nos portos de Manaus. “Muitas pessoas viajam de barco e com esse aplicativo terão mais facilidade para saber que horas a embarcação sai, ajudando as pessoas a não perderem a viagem. O meu pai já perdeu três vezes o barco vindo do Pará para Manaus. Se já existisse esse aplicativo na época, ele não perderia”, destacou.
O coordenador do projeto, professor Ademar Lima, explicou que o app, depois de baixado, poderá ser usado de forma off-line. A medida foi planejada em virtude das pessoas no interior do Estado que têm dificuldade de acesso à internet.
“Nós procuramos essas informações na administração do Porto de Manaus e na Marinha, mas como eles não as possuem, fomos a campo coletá-las. Mais de 200 mil pessoas utilizam o transporte fluvial por ano em Manaus, ou seja, é um dos meios de transporte mais importantes da cidade. Nós percebemos essa necessidade de criar esse aplicativo para facilitar a questão de mobilidade urbana”, disse.
FONTE: Semed
Foto: Divulgação
Muito boa a ideia. Será muito útil. Parabéns!
Obrigada.