Com o apoio da FAPEAM, estudo sobre a violência contra a mulher no Amazonas será apresentado em Costa Rica

Só nos primeiros oito meses de 2015 foram registrados 9.58 mil casos de violência contra a mulher em Manaus. Foto: Divulgação
Estudar os principais fatores de reincidência da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de fomentar as políticas públicas do sistema de segurança no combate ao problema. Foi com esses objetivos que a equipe do doutor Antônio Gelson de Oliveira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa Aplicada à Segurança Cidadã, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveu uma pesquisa científica que, ao fim, avaliou como positiva a atuação do Programa Ronda Maria da Penha.
Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a pesquisa será apresentada no congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia que vai ocorrer no fim deste mês em Costa Rica. De acordo com dados da SSP, de janeiro a agosto deste ano 9.58 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica no Estado. Em relação aos assassinatos de mulher, a pasta registrou um total de 51, durante o mesmo período avaliado.
A pesquisa foi realizada no âmbito do programa Ronda Maria da Penha sediado no 27º DIP, que atende bairros da zona norte de Manaus.
Saiba mais sobre o perfil dos reincidentes e as explicações do cientista na reportagem da Rádio Com Ciência (ouça aqui).
Daniel Jordano – Agência FAPEAM
Francisco Santos – Rádio Com Ciência
Fotos – Lana Santos e Divulgação