Natura abre inscrições para ‘hackathon’ de inovação na Amazônia
Em sua segunda edição, o evento promovido pela companhia convida participantes a colocarem as ‘mãos na mata’ e criarem protótipos de soluções que aproximem a natureza ao dia a dia das pessoas
A Natura promove a segunda edição de sua maratona de prototipagem (hackathon). Pessoas de todo o País podem se candidatar para participar da atividade, que ocorrerá durante quatro dias em março de 2016, em Belém.
A empresa busca pessoas de diferentes perfis e áreas de conhecimento para participar do “Hackathon mãos da mata: traga a natureza para o seu dia a dia”. Os selecionados serão desafiados a construir protótipos de soluções que aproximem a marca Natura Ekos e a Amazônia do consumidor.
O ‘hackathon’ está inserido no programa de inovação aberta Natura Campus, criado em 2011 pela fabricante de cosméticos, com o objetivo de estabelecer uma rede de parcerias com a comunidade científica, para a geração de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias. Os interessados em participar da maratona poderão se inscrever no site do programa até 16 de novembro deste ano. O resultado da seleção será anunciado em dezembro deste ano.
“Para a Natura, o ‘hackathon’ é uma oportunidade de reconhecer talentos e propostas inovadoras e promover o crescimento sustentável, ampliando o valor dos negócios gerados em nossa rede”, disse a gerente de gestão de redes em inovação da Natura, Luciana Hashiba.
No primeiro dia do evento, haverá uma imersão na Amazônia, com visita a uma comunidade que faz o manejo sustentável de matérias-primas da biodiversidade usadas nos produtos de Natura Ekos. Os participantes do grupo que desenvolver o melhor projeto durante a maratona serão reconhecidos com uma impressora 3D e um kit com 10 filamentos plásticos. Eles também terão a oportunidade de conhecer a Natura em Cajamar e apresentar suas ideias para líderes de Inovação da Natura e parceiros.
Há 15 anos, Natura Ekos desenvolve cosméticos a partir de um modelo sustentável que traz a Amazônia para o dia a dia das pessoas e também preserva a floresta em pé. “Com o hackathon, buscamos experiências criadas de forma colaborativa, para enfatizar a proposta de valor da marca e provocar atitudes transformadoras”, disse gerente de cuidados pessoais da Natura, Claudia Pinheiro.
O primeiro hackathon de Natura Campus foi realizado em agosto de 2014, em conjunto com o MIT Media Lab. A primeira edição da maratona desafiou os participantes a criar soluções para ampliar a experiência do consumidor, a partir da conexão de produtos com o ambiente virtual. Duas pessoas foram selecionadas para desenvolver seus projetos no Media Lab, do MIT, em Boston, um dos centros de referência mundial em inovação, design, ciência e tecnologia.
Fonte: Natura