TCE-AM promove congresso para modernização da gestão pública
Evento a difusão de pesquisas no campo da administração municipal e a integração dos gestores públicos no Amazonas
A modernização da gestão pública do Estado, a difusão de pesquisas no campo da administração municipal e a integração dos gestores públicos no Amazonas através de uma rede de relacionamento serão alguns dos temas debatidos durante o 2º Congresso Amazônico de Gestores Públicos, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro deste ano no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE). O encontro será realizado pelo TCE-AM, Assembleia Legislativa do Amazonas e tem o apoio da Associação Amazonense dos Municípios (AAM).
Além das entidades organizadoras, o encontro contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Ministério Público de Contas.
Previsto no calendário acadêmico da Escola de Contas (ECP) do TCE-AM, o congresso tem a finalidade de promover o aprofundamento e a troca de experiências favoráveis à construção de boas práticas na gestão pública. “Esse congresso reúne uma série de parceiros do Tribunal de Contas. Vamos discutir uma questão de extrema importância, hoje em dia, que está ligada aos desafios da gestão pública”, disse o coordenador-geral da ECP, conselheiro Érico Desterro.
Segundo ele, o congresso será transmitido via satélite, por meio do Centro de Mídias da UEA, para os municípios do interior do Amazonas.
“A Associação Amazonense dos Municípios está trabalhando fortemente na mobilização dos prefeitos e esperamos que um número significativo de gestores municipais participem do encontro. Esse tipo de reunião é fundamental para que possamos elaborar estratégias de modernização da administração pública, além de debater problemas comuns à maioria dos municípios”, disse o presidente da AAM e prefeito de Boca do Acre, Iran Lima.
O encontro vai contar com palestras de importantes nomes para a gestão pública. Dentre eles está a professora titular de Direito Administrativo da Universidade de São Paulo (USP), Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o professor Doutor de Direito Constitucional da USP, José Levi Mello do Amaral.
Fonte: Gazeta do Amazonas com informações do TCE-AM