Com apoio da Fapeam, UEA sedia 25º Congresso Internacional sobre Literaturas de Língua Portuguesa


O evento, que pela primeira vez ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Abraplip

abraplip

Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, a partir do próximo domingo (08/11), em Manaus, o 25º Congresso Internacional da Abraplip. A abertura será realizada, a partir das 17h do domingo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Evento será realizado pela UEA, pela primeira vez na região Norte, com aporte financeiro da Fapeam em parceria com organizações federais e internacionais.

O Congresso será realizado com aporte financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), além da Fundação Clouste Gulbenkian e da Academia Caboverdiana Letras (ACL). As atividades seguem até o dia 13 deste mês.

O evento, que pela primeira vez ocorrerá na Região Norte, faz parte das celebrações em torno dos 50 anos da Associação. O Congresso contará com cerca de 400 participantes de diversos países, entre eles Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Cabo Verde, além de congressistas de brasileiros.

O Congresso da Abraplip tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores e estudiosos da literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes da língua portuguesa, contribuindo, assim, para o fortalecimento da área de estudos. A programação do evento é composta por conferência, palestras, comunicações, minicursos, exibição de painéis, mostras culturais e demais atividades artísticas que desdobram o tema geral ‘Cartografias literárias em língua portuguesa: experiências estéticas e culturais no contexto global’.

“A realização de um Congresso desse porte coloca a UEA no mapa dos coloca Universidade no mapa dos eventos mundiais. Uma universidade só se consolidada no momento em que ela também consegue congregar a comunidade acadêmica”, disse o presidente da Abraplip e professor da UEA, Otávio Rios.

Programação

A conferência de abertura será ministrada pela professora catedrática da Universidade do Porto, em Portugal, e ex-ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima, que falará sobre “Utopias e Aporias da lusofonia – reflexões em busca de um novo paradigma”. Destaque também para a palestra da professora Inocência Mata, da Universidade de Macau, na China, bem como os professores Vicenzo Russo, da Universidade de Milão, na Itália, e Mark Sabine (University of Nottigham).

Acesse a programação

Durante o Congresso será elaborada a ‘Carta de Manaus’ que abordará três aspectos: discussão política do momento atual brasileiro, internacionalização das literaturas da língua portuguesa e diretrizes para universidades e programas de pós-graduação brasileiros n que tange à literatura e cultura portuguesas e dos povos falantes de língua portuguesa.

Fonte: Ascom/UEA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *