Com apoio da Fapeam, Manaus sedia Congresso Pan-Amazônico de Oncologia
Evento reúne especialistas de diversas regiões do País para tratar de temas relacionados ao câncer, como novos protocolos de tratamento, estudos de casos e novas técnicas cirúrgicas
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promove, de 11 a 14 de novembro, o 3º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, evento que reúne especialistas de várias partes do País para tratar de temas relacionados ao câncer, como novos protocolos de tratamento, estudos de casos, novas técnicas cirúrgicas que garantem maior sobrevida ao paciente oncológico, entre outros.
O congresso é realizado com recursos do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev) e ocorrerá nos auditórios do Hotel Intercity Premium Manaus, à Rua Prof. Márciano Armond, 544 , Adrianópolis, conforme programação.
Serão aproximadamente 140 atividades, entre palestras, mesas-redondas e apresentações orais de trabalhos científicos, distribuídas em quatro eventos simultâneos: 3º Pan Amazônico de Oncologia, 3º Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica, 1º Workshop de Radiologia e o 1º Congresso Multidisciplinar de Oncologia em Cabeça e Pescoço.
São aguardados mil congressistas, dos quais 900 garantiram participação via inscrição online, restando apenas 100 vagas.
As inscrições podem ser feitas no local do evento.
Apresentação de trabalhos
Um trabalho tratado como o ‘pontapé’ para o estudo dos genes relacionados ao câncer de colorretal em pacientes da região será apresentado na ocasião. A análise partiu de casos tratados na FCecon, unidade vinculada à Susam, que está à frente do evento.
O estudo sobre câncer colorretal tem os seguintes autores: Fabiana Greyce Oliveira Almeida, Priscila Ferreira de Aquino, Afonso Duarte Leão de Souza, Antonia Queiroz Lima de Souza, Sonia do Carmo Vinhote, Thaís Messias Mac-Cormick, Marcelo Soares da Mota Silva, Sidney Raimundo Silva Chalub, Juliana de Saldanha da Gama Fischer, Paulo Costa Carvalho e Maria da Glória da Costa Carvalho.
Com o título ‘Padrões de metilação de DNA em pacientes portadores de câncer de colorretal em Manaus, Brasil’, a pesquisa concluiu que pessoas portadoras de quatro tipos de genes específicos têm maior probabilidade de desenvolver a doença, frisou o especialista em tumores digestivos da FCecon, cirurgião Sidney Chalub. De acordo com ele, o estudo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Iniciação científica
Outros trabalhos cujo as apresentações estão programadas para o Pan-Amazônico foram premiados durante a Semana Científica da FCecon e elaborados no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fapeam. São quatro no total e um deles aponta a desinformação das mulheres amazonenses sobre os fatores de risco do câncer de colo uterino, o mais incidente entre a população feminina do Estado. O objetivo do trabalho é mostrar a importância da informação e da orientação sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, além das atividades, oito stands farão a exposição de produtos de saúde. Um deles fará o lançamento oficial dos kits de autocoleta de preventivos, testados em mulheres no município de Coari, com apoio da Fapeam, de forma pioneira e que facilita às mulheres a realização do exame que pode detectar a presença do HPV e, consequentemente, contribuir com a prevenção do câncer de colo uterino.
Segundo Kátia Torres, o estudo fez parte da dissertação de mestrado da aluna da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Josiane Montanho Mariño, desenvolvido em parceria com a FCecon. “Apresentamos o resultado no Congresso Internacional de HPV, em Lisboa, no mês de setembro, e fomos premiados como o melhor trabalho de apresentação oral dos países de língua portuguesa”, disse.
Fonte: FCecon