Diretor-presidente da Fapeam participa de reunião com dirigentes de Fundações de Amparo à Pesquisa do País


Durante o Fórum, serão apresentados e viabilizados para as Fundações aportes estratégicos para a área da Ciência, Tecnologia e Inovação

010101

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, está em Maceió (AL), participando do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) para discutir, entre outros assuntos, acordos, cooperações e programas em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Brasileira de Inovação (Finep), organizações ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

confap

O diretor-presidente FAPEAL, Fábio Guedes Gomes, abriu o ciclo de palestras do evento.

Durante o Fórum, que prossegue até a sexta-feira (13/11), serão apresentados e viabilizados para as Fundações de Amparo à Pesquisa aportes estratégicos à área da Ciência, Tecnologia e Inovação, conduzindo esforços e investimentos às fundações.

A abertura do Fórum ocorreu na manhã desta quinta-feira (12/11) em solenidade com o presidente do Confap, Sérgio Gargioni, que ressaltou a importância das ações em parceiras com as instituições de fomento do governo federal. “As agências nacionais precisam das FAPs por sua capilaridade e apoio institucional e nós, mais ainda delas”, disse Gargioni.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes Gomes, foi o palestrante inicial do evento, ministrando a palestra intitulada “Ciência e Pesquisa no Brasil: evolução, panorama regional e as formas de apoio em Alagoas”.

Acesse as apresentações do Fórum Regional

Na oportunidade, Guedes anunciou a realização do Prêmio Fapeal de Jornalismo Científico, nos moldes do que já é realizado pela Fapeam, no Amazonas, para premiar estudantes e profissionais, divididos em seis categorias, que divulgam as ações relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, em Alagoas. A premiação receberá o nome “José Marques de Mello” e será lançada no dia 30 de novembro deste ano.

Agência Fapeam,

com informações da Assessoria do Confap

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *