Pesquisa com recursos do governo do Estado, via Fapeam, utiliza os gêneros textuais para aprimorar redação nas escolas
Projeto pretende diminuir as dificuldades dos estudantes da rede municipal e estadual de Ensino
Um dos grandes entraves da educação brasileira é a dificuldade de domínio da língua portuguesa apresentada pelos alunos. Segundo os especialistas, isso evidencia que a prática da leitura não é um hábito entre os estudantes.
Na tentativa de minimizar essa dificuldade, a professora da rede estadual de Ensino no município de Itacoatiara Odenize Nogueira de Araújo está desenvolvendo um projeto de pesquisa com aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para despertar o interesse dos alunos pela leitura.
“Enquanto professora de língua portuguesa eu tenho um trabalho triplicado quando o aluno não consegue produzir textos. Por isso, minha maior meta é fazê-los ler e escrever, porque chegam ao Ensino Médio com uma dificuldade muito grande na produção de textos,” disse a professora.
Intitulado ‘Os gêneros textuais como processo de evolução da produção textual’, o projeto faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) e é desenvolvido na Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça e foi dividido em etapas.
Metodologia
Inicialmente, foram realizadas entrevistas com estudantes da escola, para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Após esta etapa, teve início uma série de oficinas com os bolsistas do projeto de pesquisa para trabalhar a leitura e a interpretação de textos. “Se ele não consegue produzir é porque não lê, se ele não lê não consegue interpretar”, disse a professora.
Nesta etapa, os cientistas juniores assumiram as oficinas transmitindo o conhecimento adquirido com a pesquisa bibliográfica aos alunos com dificuldades para escrever. “Fomos capacitados para dominar melhor os gêneros textuais, porque esperamos passar para os alunos na escola os gêneros textuais como uma estratégia para melhorar a escrita”, disse a jovem cientista Aldenora dos Santos.
Um processo educacional que visa aprimorar as aspirações profissionais da estudante, que espera continuar no universo da pesquisa. “Pretendo estudar biotecnologia, então espero sempre estar vinculada à pesquisa”, disse.
Como resultado de todo o trabalho desenvolvido, a equipe de pesquisadores pretende, ainda, medir o impacto causado na redação dos estudantes. “Planejamos, ainda, fazer um concurso de gêneros textuais para poder mesurar o alcance da estratégia adotada no projeto de pesquisa”, disse o apoio técnico do projeto, Thiago Teixeira.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pelo governo do Estado, via FAPEAM, possui parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal (de Manaus e de Itacoatiara) de Educação (Semed) e é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.
Fonte: PCE
Edição: Agência Fapeam