Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do País se reúnem com representantes de agências federais para discussões de temas prioritários para CT&I


Diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, participa das discussões, em Maceió, para estabelecer parcerias para o Amazonas

confapsexta

 Os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do País se reuniram, na tarde da última quinta-feira (11/11), em Maceió (AL), com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), da Agência Brasileira de Inovação (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para tratar sobre os programas e convênios entre as Fundações e as agências federais.

 A reunião foi durante a mesa-redonda “Programas e Convênios com Agências Federais: perspectivas e prioridades para o cenário orçamentário de curto e médio prazo” realizado durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

reneconfap

Diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, participa das discussões, em Maceió.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, está em Maceió participando das discussões.

A primeira apresentação foi realizada pelo diretor de Avaliação da Capes, que ressaltou que todos os acordos firmados pelo Programa de Cooperação Capes/ FAPs estão mantidos, assim como as bolsas. “Esse é um momento em que é necessário fazer uma reavaliação dos programas e também corrigir as assimetrias entre os Estados”, disse.

O superintendente da Área de Apoio à Ciência, Inovação, Infraestrutura e Tecnologia da Finep, André Cabral, fez uma avaliação do cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em 2015, destacando que o País possui uma defasagem tecnológica de 40 anos em comparação aos Estados Unidos.

Ao final de sua explanação, ele deu sugestões de ações a serem tomadas. Durante sua fala, a representante do CNPq, Ana Paula Reche, destacou o grupo de trabalho conjunto da instituição com o Confap e as limitações orçamentárias do governo federal diante do cenário de crise nacional.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Zaira Turchi, agradeceu o esforço das agências federais em continuarem, apesar dos ajustes orçamentários, caminhando e otimizando o que é possível.  “Este é um momento delicado, mas também um momento de ajustarmos e aprimorarmos os acordos já existentes”, disse Turchi.

Acesse a programação do Fórum

Parcerias internacionais

confap

Na última quinta-feira, discussões encerraram com tratativas sobre acordos internacionais. Evento segue até esta sexta-feira.

As discussões encerraram com a participação do coordenador da área internacional do Confap, Mario Neto Borges, e dos representantes do Conselho Britânico, Diego Arruda e Camila Almeida.

Na oportunidade, Mario Neto apresentou um levantamento de todas as parcerias internacionais do Confap, com dados a respeito de número de propostas vencedoras, FAPs participantes e chamadas públicas vigentes.

Com relação ao Fundo Newton, Diego Arruda afirmou que o Brasil está sendo muito bem visto pelos britânicos. “O Confap tem sido lembrado pelos esforços nas contrapartidas e também por sua capilaridade. A transparência e o diálogo são duas das coisas mais importantes em parcerias internacionais e essa tem sido uma característica da relação com o Conselho”, disse.

Ele ainda ressaltou que alguns Estados que ainda não conseguiram submeter propostas no âmbito do Fundo Newton devem criar arranjos regionais estratégicos para que todos consigam participar.

A programação segue nesta sexta-feira (13/11) com, entre outros, uma reunião entre os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do País e os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates para tratar sobre projetos de pesquisa em parceria.

Fonte: Confap

Edição: Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *