Pesquisador é agraciado com diploma de honra ao mérito por estudos na Amazônia


Niro Higuchi, do Inpa, convidou diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, para a solenidade em reconhecimento a importância da instituição para pesquisa científica na região

IMG_0947 (1)

O engenheiro florestal e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Niro Higuchi recebeu, no último domingo (15/11), do ministro dos negócios estrangeiros do Consulado Geral do Japão, em Manaus, o diploma de honra ao mérito em reconhecimento à sua trajetória profissional e aos relevantes estudos realizados em benefício da sociedade.

IMG_0948A solenidade foi realizada na Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, em Manaus. O pesquisador convidou os dirigentes do Inpa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para participar da solenidade em reconhecimento ao apoio que as duas instituições deram, ao longo de sua trajetória, no desenvolvimento dos projetos de pesquisa na Amazônia.

O diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, e o diretor-geral do Inpa, Luiz Renato de França, participaram da solenidade.

Sobre o pesquisador

Niro-Higuchi

Niro Higuchi é pesquisador do Inpa desde 1980 desenvolvendo estudos sobre a Amazônia.

Niro Higuchi é engenheiro florestal formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Engenharia Florestal pela Michigan State University e pós-doutorado pela University of Oxford. Ele é pesquisador do Inpa desde 1980, atuando na área de manejo florestal. De acordo com dados do Instituto, Niro é o pesquisador da instituição mais citado em estudos e publicações.

Desde 2012, o pesquisador faz parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, no mesmo ano, tomou posse na Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Em 2010, Niro Higuchi foi agraciado com o Prêmio da Fundação Bunge, na categoria ‘Vida e obra’, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de Ciências Florestais.

Higuchi é coordenador de projetos sobre Manejo Florestal, Dinâmica de Carbono e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Madeiras da Amazônia (INCT- Madeiras da Amazônia), ajudou na elaboração do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2007.

Agência Fapeam

2 Respostas para “Pesquisador é agraciado com diploma de honra ao mérito por estudos na Amazônia


  1. Antonio Carlos Gimenez disse:

    Chavantes mais uma vez orgulhosa. Um abraço do seu amigo.

  2. Aida Negrão Simões disse:

    Parabéns, Niro Higuchi!!!



Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *