Governo do Estado, via Seplan-CTI e Fapeam, assina memorando de entendimento com Startup Brasil para apoio a novas empresas no Amazonas
Assinatura do memorando foi realizada durante a palestra ‘Inovação Tecnológica e Competitividade: a diversificação da matriz econômica para o futuro da Amazônia Brasileira’, durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam)
O secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Estevão de Paula, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, o vice-presidente da Softex, Fabian Petrait, e a direção do StartUp Brasil assinaram, na manhã desta quinta-feira (19), um memorando de entendimentos para apoiar empresas nascentes de base tecnológica no Amazonas.
A assinatura do memorando foi realizada durante a palestra ‘Inovação Tecnológica e Competitividade: a diversificação da matriz econômica para o futuro da Amazônia Brasileira’, parte do ciclo de palestras promovido pelo governo do Estado durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam), realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Studio 5 Centro de Convenções.

Para Thomaz Nogueira, investimentos em startups auxiliam no fortalecimento da cultura de inovação no Amazonas e são p start para uma nova alternativa econômica para o Estado.
Para o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira, o fortalecimento das startups no Amazonas inaugura uma nova alternativa econômica para o Estado. “Convido vocês a interagir com essa oportunidade”, disse Nogueira.
O diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, ressaltou a importância da assinatura do memorando. “Espero, em um futuro breve, que o governo do Estado e a Fapeam sejam referência de inovação no País, assim como já somos em outras áreas”, disse Aguiar.
Para Fábio Petrait, a partir da assinatura do memorando, as startups do Amazonas passaram a contar com uma rede de apoio nacional para o desenvolvimento dos negócios.
O Startup Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do Governo Federal, criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão da Softex, em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups. Essas iniciativas empreendedoras visam revitalizar o mercado, mas precisam de um ambiente propício para que se desenvolvam e tenham sucesso.
A palestra foi realizada como parte da programação do 1º Demo Day da Região Norte que tem por objetivo promover a interação de empresas nascentes (startups) de alto impacto com investidores, tendo como principal objetivo estimular o empreendedorismo, a inovação e a ativação de novos mercados. Para isso, tem a programação elaborada cuidadosamente para atender a todos os segmentos e públicos.
Agência Fapeam
Fotos: Érico Xavier/Agência Fapeam

























