Programa Ciência na Escola da Fapeam apresenta projetos de pesquisa à comunidade
Estudos serão apresentados durante a programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas nas escolas contempladas pelo Programa
No período de 23 e 25 de novembro deste ano, a população poderá conferir os projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores no Programa Ciência na Escola (PCE) do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Trata-se do “PCE de portas abertas”, ação que faz parte da programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas.
Em visitas guiadas pelos coordenadores de projetos e cientistas júnior a população vai poder conferir os resultados de pesquisas realizadas por estudantes de escolas estaduais e municipais em todo o Amazonas.
Segundo a coordenadora geral do PCE, Fátima Vieira Nowak, a ação pode ser considerada como um retorno social.
“A organização do evento como um todo é um retorno social que estamos dando ao investimento que foi feito em cima do Programa Ciência na Escola. Nós demos credibilidade pra essas pessoas para que elas pudessem desenvolver suas pesquisas, então seria como prestar contas com a sociedade sobre aquilo que fizemos e nada melhor nesse momento que o próprio receptor do recuso mostrar para o público qual foi o retorno, não necessariamente em termos financeiros, mas mostrando para a sociedade o que vem a ser a inclusão social científica, ou seja, todas essas pessoas foram incluídas de alguma maneira dentro do universo científico”, disse Nowak.
O objetivo do “PCE de portas abertas” é ampliar o alcance das ações de popularização da ciência durante a SNCT, fortalecendo as atividades de popularização científica promovida por meio do PCE, nos 39 municípios onde o programa está presente.
Cerca de 2,1 mil alunos, 840 professores e apoios técnicos e mais de 100 escolas do Estado estão envolvidos na atividade.
O evento também é uma oportunidade de abrir as portas das instituições de Ensino para que as pessoas possam conhecer, se aproximar e entender os projetos científicos desenvolvidos nas escolas no âmbito do PCE. “Nas nossas andanças pelo interior do Estado, observamos um clamor muito grande das pessoas que moram no entorno das escolas, dos familiares, da comunidade escolar em saber o que vem a ser o Programa Ciência na Escola. O PCE de portas abertas é uma oportunidade para atendermos a esse clamor”, disse a coordenadora do PCE no Amazonas.
Fonte: PCE Amazonas
Edição: Agência Fapeam