Estudantes da rede estadual de Ensino realizam mostra científica e tecnológica no Amazonas


Bolsistas dos programas Pró-Engenharias e RH-TI apresentaram jogos, estruturas e equipamentos elaborados no âmbito de projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro de Educação Integral Professor Sérgio Figueiredo

amostra

Aliar teoria à prática no processo de ensino-aprendizagem é uma das estratégias utilizadas na rede estadual de Ensino para garantia de bons resultados didáticos. Mas, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado no bairro Cidade de Deus, em Manaus, os alunos resolveram transformar a teoria em realidade: eles construíram jogos, estruturas e equipamentos para transformar o conhecimento adquirido em produtos.

Os alunos fazem parte do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI)  com apoio financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amaoznas (Fapeam).

Na última terça-feira (24/11), os produtos foram apresentados durante a 2ª Amostra de Ciência e Tecnologia do Ceti Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. A Amostra faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Amazonas.

amostra2

Dez bolsistas dos programas farão uma visita técnica em empresas e museus em Recipe (PE).

De acordo com a coordenadora dos programas, a professora Francisca Cavalcanti, 16 trabalhos foram expostos durante a Amostra, desenvolvidos com orientação de graduandos de Engenharia e Tecnologia da Informação das Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam).

“A Fapeam abraçou o projeto pela singularidade, pelo diferencial e possibilidade de qualificar ainda mais os alunos Ensino Médio, ela é o nosso braço forte, sem o apoio da Fundação não conseguiríamos, absolutamente, nada’’, disse a professora.

A gestora do Ceti, Amarílis Barroso, ressaltou a importância dos projetos de pesquisa para as práticas de ensino e aprendizagem e os benefícios para os alunos participantes dos estudos. “Estamos localizados em uma área com adversidades. Então, possibilitar aos nossos alunos a oportunidade de estudar em tempo integral e participar de projetos de pesquisa que possibilitem a eles deslumbrarem um futuro concreto é muito gratificante. O apoio da Fapeam é inegável, era  a motivação necessária que eles precisavam’’, disse Amarílis Barroso.

Visita técnica

amostra3

Bolsista desenvolve um estudo sobre a metodologia da filosofia aplicada à tecnologia.

Dos 300 alunos do Ceti participantes dos projetos de pesquisa, dez foram selecionados e participarão de uma visita técnica em empresas e museus em Recife, no Pernambuco, em dezembro deste ano.  Dentre eles está o aluno do 3° ano do Ensino Médio, Dan Filipi, que desenvolve um estudo sobre a metodologia da filosofia aplicada à tecnologia.

“Nos ramos da filosofia temos os métodos do pensamento lógico, o jeito de pesquisar provas científicas. Para um objeto chegar a ser fabricado, como uma placa de TV, o mesmo é pensado e existe todo um estudo científico para comprovar que ele funcionará. Com isso, nosso objetivo é exemplificar como o saber filosófico é aplicado na prática’’, disse o estudante.

Sobre a participação no programa e oportunidade de conhecer empresas que realizam na prática os conhecimentos que eles aprendem na teoria ele diz. ‘’ O programa abriu meus olhos para oportunidades que nunca imaginei ter. A escolha do curso na Graduação foi consequência do que aprendi durantes meus quase três anos de participação (nos projetos)’’, disse Filipi.

Sobre o Pró-Engenharias

O Programa visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

Érico Xavier / Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *