Pão à base de frutos amazônicos, sem glúten e com validade de até seis meses é a nova aposta do segmento de panificação no AM


Produtos são feitos com a fibra do caroço do açaí e do ouriço da castanha, não contém glúten, açúcar, lactose ou gorduras e têm validade de até seis meses

paes3

Já imaginou um pão com seis meses de validade? E se ele não tiver glúten, açúcar, lactose ou gorduras, mas contar com um sabor irresistível de açaí ou castanha? O produto já existe e está sendo produzido no Amazonas com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) pela empresa Sabores de Tradição.

Os pães são feitos a partir das fibras do caroço do açaí e do ouriço da castanha e são ideais para dietas alimentares de pessoas com restrição a glúten, lactose ou gordura. De acordo com o empresário Jorge Carlos Neves, a empresa não pretende criar simplesmente pães integrais ou light, mas sim novas formulações em interação com processos para desenvolver alimentos naturais, saudáveis, funcionais, sem glúten, açúcar, lactose ou gorduras.

“Queremos novos sabores, mas que sejam naturalmente nutritivos com novos ingredientes. Iniciamos com o de açaí e castanha, mas pretendemos utilizar o caroço do cupuaçu para produção de fibras e outros frutos da Amazônia também”, disse o empresário.

paes2

Segundo o empresário, o desafio é aumentar o prazo de validade dos produtos para até seis meses, possibilitando, que os pães amazônicos possam ser exportados.

Com os pães a empresa oferece uma nova alternativa de alimentos para pessoas com intolerância a glúten e lactose, além de atender uma carência do mercado que ainda não disponibiliza uma variedade de produtos nesse seguimento.

“Nos últimos anos, o número de pessoas que possuem algum tipo de restrição a determinados alimentos aumentou, por isso, é importante pensar nesse público também. Os nossos produtos vão atender esses nichos de mercado”, disse Neves.

Atualmente, os pães que não possuem glúten ou lactose que são comercializados tem um prazo de validade em torno de quatro dias. O desafio da Sabores de Tradição é aumentar o prazo de validade dos produtos para até seis meses, possibilitando, assim, que os pães amazônicos possam ser exportados para o mercado nacional e internacional.

Ele informou que os pães são resultado do projeto de pesquisa “Pães Inovadores com Insumos Amazônicos” que conta com recursos do governo do Amazonas via Fapeam por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação (Tecnova/AM).

A empresa expôs os produtos durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam) deste ano e recebeu propostas de empresários de São Paulo, da Inglaterra e das cidades de Orlando e Dubai.

“Oito lojas de São Paulo se interessaram pelo ‘Bolo Amazônico’ e já trocamos os contatos. A feira nos proporciona isso, a possibilidade de conhecer novos contatos e isso é sempre positivo. Nas rodadas de negócios realizamos reuniões com novos compradores e temos boas perspectivas. Estamos dando um passo de cada vez e o próximo é a exportação. Estamos na busca de certificação ISO, para dar garantia ao comprador. Temos um caminho a percorrer, mas a expectativa é que a atividade comece entre os meses de março e abril de 2016”, disse o empresário.

Sustentabilidade

paes

Os produtos serão certificados com um selo orgânico, para assegurar a ausência de agrotóxicos e adubos químicos.

Além de 100% benéficos para a saúde, os produtos também levam a marca sustentável. Os caroços do açaí e ouriço da castanha, matéria-prima do pão amazônico, que eram desperdiçados, agora, são reaproveitados e transformados em fibras que agregam valor nutricional ao produto.

Segundo o empresário, os produtos serão certificados com um selo orgânico, procedimento que assegura que um produto obedece a determinados requisitos como, por exemplo, a ausência de agrotóxicos e adubos químicos.

Com a emissão do certificado, o consumidor tem a garantia de que o produto é 100% benéfico à saúde e que foi produzido dentro de um processo que prima pela qualidade.

“No término do projeto teremos produtos novos prontos para a comercialização, mão de obra especializada e parcerias com produtores regionais de matérias-primas, promovendo o crescimento sustentável e gerando emprego e renda no Amazonas”, disse o empresário.

Assista ao vídeo

Sobre o Tecnova

O Programa apoia projetos de inovação tecnológica, associados às oportunidades de mercado, buscando o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores que sejam novos ou significativamente aprimorados (pelo menos para o mercado nacional) para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do estado do Amazonas, promovendo um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas.

Esterffany Martins / Agência FAPEAM

Fotos: Érico Xavier / Agência FAPEAM

2 Respostas para “Pão à base de frutos amazônicos, sem glúten e com validade de até seis meses é a nova aposta do segmento de panificação no AM


  1. PAULO SERGIO disse:

    Os alimentos da região Norte são muitos nutritivos e com estas pesquisas da manutenção da validade irão contribuir para a saúde da população.



Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *