Fapeam promove workshop para debater ecossistemas de inovação com microempreendedores do Amazonas
O evento está sendo realizado na Incubadora de Negócios da Ulbra e conta com a participação de bolsistas da Fapeam e integrantes de incubadoras do Amazonas
O governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) realiza, desde a última quarta-feira (9), uma série palestras e debates com microempreendedores do Amazonas para potencializar o ecossistema de inovação no Estado.
As atividades tiveram início no município de Manacapuru (localizado a 68 quilômetros de Manaus) e finalizaram, nesta sexta-feira (11), em Manaus, na Incubadora de Negócios da Universidade Luterana de Manaus (Ulbratech).
Para o representante da organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de inovação brasileiro, Anjos do Brasil, Marcelo de Oliveira, a troca de conhecimentos e experiências é fundamental para organizar o desenvolvimento do ecossistema local que ainda está na fase inicial.
“O objetivo é buscar formas para fomentar e desenvolver os agentes que fazem inovação no Amazonas. Isso é algo muito importante, pois esse ecossistema está apenas começando aqui e precisa se organizar e se estruturar para poder formar negócios”, disse Oliveira.
Participam das atividades, dentre outros, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Programação
Na manhã da última quinta-feira (10), representantes da Fapeam, Anprotec e da Rede Amazônia de Incubadoras (Rami) discutiram os resultados do ecossistema de inovação em Manaus e em mais seis municípios. À tarde, o consultor da Anprotec, Carlos Lamberti Júnior, abriu as palestras abordando sobre tema “Desenvolvimento regional por meio da inovação”.
O Workshop encerrá na manhã desta sexta-feira (11), com palestra sobre os principais elementos de inovação do Amazonas e o papel de cada microempreendedor neste cenário.
Ada Lima / Agência Fapeam
Fotos: Lana Santos / Agência Fapeam