Projeto estimula o desenvolvimento sustentável de hortaliças no interior do AM
Mais de 1,4 mil agricultores do interior do Amazonas, em apenas dois anos, já foram beneficiados com o estudo
Um projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está promovendo o desenvolvimento sustentável da produção de hortaliças através da transferência e difusão de tecnologia aos agricultores familiares nos municípios do entorno de Manaus.
As atividades do projeto são desenvolvidas junto aos agricultores familiares nas comunidades rurais, onde são atendidos e acompanhados in loco por bolsistas capacitados para a execução do projeto sob a coordenação, orientação e acompanhamento de profissionais especialistas em olericultura e com experiência nos diversos sistemas de cultivos de hortaliças realizados no Estado do Amazonas.
Em apenas dois anos, já foram beneficiados pelo projeto mais de 1,4 mil agricultores de vários municípios do Amazonas. Entre as hortaliças mais cultivadas estão coentro, cebolinha, melancia, pepino, couve, feijão verde, pimentão, pepino, pimenta de cheiro e repolho.
“O projeto tem como foco desenvolver e fortalecer a produção sustentável de hortaliças e capacitar profissionais comprometidos com as comunidades rurais para minimizar os fatores limitantes na produção de hortaliças, aumentando, assim, a oferta de hortaliças para o mercado e diminuindo a dependência de outros Estados. Buscamos reduzir o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde e da contaminação decorrente, além de elevar o nível de conhecimento técnico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares da região” disse o coordenador do projeto de pesquisa, Aildo Gama.
O estudo está sendo desenvolvido no âmbito do Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (Pró-Rural) da Fapeam em parceria com a Secretaria de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror). O programa tem como objetivo à promoção da adoção de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, adequadas à realidade regional.
“O apoio da Fapeam é indispensável para desenvolvimento do projeto, o seu amparo nos oportuniza a execução das atividades de transferência e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos resultados de trabalhos de pesquisas, assim como, os seus ajustes para atender as diferentes realidades dos agricultores, de forma clara, segura e adequada às condições locais, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento sustentável no contexto local, geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares nos municípios do entorno de Manaus”, disse Gama.
Sustentabilidade

São realizados cursos de capacitação, visitas técnicas, atendimento, reuniões, encontros, palestras e implantação de unidades demonstrativas nas comunidades rurais.
De acordo com ele, as ações de transferência e difusão de tecnologia para promover a produção sustentável de hortaliças pelos agricultores familiares, iniciou-se com a realização de um diagnóstico específico, que tem como objetivo principal interagir e conhecer os potenciais e as dificuldades na produção de hortaliças.
Com as informações, os bolsistas elaboram os planos de trabalhos mensais, com intuito de viabilizar os processos de produção das principais espécies de hortaliças cultivadas na região.
“Estão sendo realizadas por meio de transferência e difusão de tecnologias tradicionais e modernas, apropriadas às condições locais, com responsabilidade de manter a produção sustentável e economicamente produtiva em escala comercial, utilizando com eficiência os recursos naturais na obtenção de alimentos mais saudável e livre de resíduos de agrotóxicos”, disse o pesquisador.
Para isso, são realizados cursos de capacitação, visitas técnicas para acompanhamento e atendimento, reuniões, encontros, palestras, implantação de unidades demonstrativas nas comunidades rurais, realização de dias de campo, demonstração de métodos, dentre outras atividades, consolidando, desta forma, a adoção de tecnologias para a produção sustentável de hortaliças nos municípios de abrangências do projeto.
Esterffany Martins / Agência Fapeam
Fotos: Encaminhadas pelo pesquisador