Condições de vida das populações indígenas são tema de pesquisa
19/12/2011 – Compreender as relações entre a história, cultura, condições de vida e de saúde das populações indígenas das calhas dos rios Negro e Solimões é um dos objetivos do projeto contemplado pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic Indígena) da pesquisadora em Ciências Humanas, Antropologia e Etnologia Indígena, Maria Luiza Garnelo.
O projeto da pesquisadora, submetido ao Edital 002/2009 é desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da FAPEAM, vai destinar recurso no valor de R$ 8 mil voltados para a iniciação científica tendo como foco principal a inserção de estudantes de graduação indígenas no campo da ciência.
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De acordo com a Decisão 214/2011, o projeto aprovado, intitulado ‘Saúde e Condições de Vida dos Povos Indígenas na Amazônia’ terá vigência de um ano sendo concedidas a dois bolsas que receberão por mês o valor de R$ 360 a partir de fevereiro de 2012.
Segundo Garnelo, o projeto se propõe a desenvolver e estimular a formação de redes de pesquisa e qualificar pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares.
"Um dos alvos do projeto é atingir a interação entre programas de pós-graduação e formação de pesquisadores sensíveis às especificidades socioculturais, históricas e demográficas amazônicas; qualificar a produção científica sobre os povos indígenas e subsidiar políticas públicas a eles dirigidas", explicou.
De acordo com Garnelo, a prioridade desse projeto é para estudantes indígenas devido ao tema ser relacionado a suas etnias de origem.
“Optamos por priorizar alunos indígenas porque o eixo temático de nosso projeto é a saúde indígena, então nada mais natural do que priorizar estes estudantes para estudar temas relacionados as suas etnias de origem e, simultaneamente, contribuir para a qualificação de estudantes indígenas para o desenvolvimento de investigação científica”, afirmou.
Garnelo, ainda revelou que conforme o plano de trabalho delineado para os bolsistas, eles participarão da investigação documental dos acervos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). “Com as investigações os estudantes vão buscar as informações sobre o processo de institucionalização da saúde indígena nestes órgãos públicos”, disse.
Atuação na área indígena
A pesquisadora Maria Luiza Garnelo já possui uma larga experiência na área indígena e, atualmente, trabalha no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz), além de atuar em projetos voltados para a área científica com a inclusão do índio na ciência desde 2000, sempre levando para o enfoque cultural, condição de vida e trajetória social.
O projeto aprovado pelo Paic será divido em três etapas: A primeira consiste na pesquisa sobre as relações entre condições de vida e saúde de populações indígenas na Amazônia, levando em conta as temáticas do processo de urbanização, condições de vida e saúde. A segunda etapa vai distinguir o aprimoramento e qualificação da equipe, na qual visa potencializar a qualificação dos participantes para gerir grupos e projetos de pesquisa consolidando os métodos e técnicas de pesquisa, mediante seminários e oficinas apoiadas por pesquisadores sêniors, de centros de excelência. A última etapa conta com ações de extensão que contribuam para a melhoria das condições de vida e saúde de populações amazônicas e para divulgação científica na região.
Apoio FAPEAM
A pesquisadora ressalta que o trabalho que a FAPEAM faz no Estado é o diferencial, sendo ela uma das instituições do Norte pioneira em incentivo a pesquisas. "Entendo que a instituição da FAPEAM em nosso Estado representa um diferencial significativo para a ampliação e qualificação das ações de pesquisa na Região Norte", salienta.
Sobre o Paic Indígena
Tem o intuito de promover a execução de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, financiados com recursos públicos, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação indígenas.
Redação: Rafaela Vieira
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM