Diretor da Fapeam participa de reunião, em Brasília, para discutir ação conjunta para combate ao Aedes aegypti


A reunião será realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Diretor da Fapeam participa de reunião, em Brasília, para discutir ação conjunta para combate ao Aedes aegypti

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participará, nesta quinta e sexta-feira, em Brasília, da primeira reunião do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) para discutir, entre outros, ações conjuntas entre as Faps e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

A reunião será realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em janeiro deste ano, o Confap articulou a adesão das Fundações de Amparo à Pesquisa ao Plano Emergencial de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, lançado pelo Ministério da Saúde.

Paralelo a isto, o conselho criou um grupo de trabalho, coordenado pelo diretor técnico-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Jerson Lima, que vai aproveitar as experiências dos Estados para combate ao mosquito e controle das arboviroses.

Programação

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Confap, entre os demais assuntos discutidos pelos presidentes e representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país está do Decreto de Regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governo federal em janeiro deste ano. O assunto será apresentado pela secretária-executiva do MCTI, Emília Maria Silva Ribeiro Curi.

Também está prevista uma mesa-redonda sobre os programas e convênios entre as fundações e as agências federais com exposição das perspectivas e prioridades para um cenário orçamentário de curto e médio prazo.

A programação deve encerrar com um resumo dos acordos internacionais, com a participação dos conselheiros da Embaixada da França, país com quem o Confap inaugurou as ações de cooperação internacional, em 2011.

Veja a programação completa

Agência Fapeam

Com informações do Confap

Foto: Confap / Fórum Confap em Maceio, em 2015

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *