Diretor da Fapeam participa de reunião, em Brasília, para discutir ação conjunta para combate ao Aedes aegypti
A reunião será realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participará, nesta quinta e sexta-feira, em Brasília, da primeira reunião do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) para discutir, entre outros, ações conjuntas entre as Faps e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
A reunião será realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em janeiro deste ano, o Confap articulou a adesão das Fundações de Amparo à Pesquisa ao Plano Emergencial de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, lançado pelo Ministério da Saúde.
Paralelo a isto, o conselho criou um grupo de trabalho, coordenado pelo diretor técnico-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Jerson Lima, que vai aproveitar as experiências dos Estados para combate ao mosquito e controle das arboviroses.
Programação
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Confap, entre os demais assuntos discutidos pelos presidentes e representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país está do Decreto de Regulamentação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governo federal em janeiro deste ano. O assunto será apresentado pela secretária-executiva do MCTI, Emília Maria Silva Ribeiro Curi.
Também está prevista uma mesa-redonda sobre os programas e convênios entre as fundações e as agências federais com exposição das perspectivas e prioridades para um cenário orçamentário de curto e médio prazo.
A programação deve encerrar com um resumo dos acordos internacionais, com a participação dos conselheiros da Embaixada da França, país com quem o Confap inaugurou as ações de cooperação internacional, em 2011.
Agência Fapeam
Com informações do Confap
Foto: Confap / Fórum Confap em Maceio, em 2015