Agências federais apresentam cenário orçamentário de parcerias com as Fundações de Amparo à Pesquisa


As apresentações foram feitas na tarde de quinta-feira (10/03), em Brasília, durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)

Agências federais apresentam cenário orçamentário de parcerias com as Fundações de Amparo à Pesquisa

Representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) apresentaram aos diretores-presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país as perspectivas e prioridades das agências federais para o cenário orçamentário de curto e médio prazo dos programas e convênios em parceria com as Fundações.

As apresentações foram feitas na tarde de quinta-feira (10/03), em Brasília, durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participou das discussões.

Agências federais apresentam cenário orçamentário de parcerias com as Fundações de Amparo à Pesquisa

As apresentações foram feitas na tarde de quinta-feira (10/03), em Brasília, durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Entre as ações destacadas pela Finep está o Programa InovaCred que tem como objetivo oferecer financiamento a empresa com receita anual de até R$ 90 milhões para o desenvolvimento de novos produtos. Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Ricardo Gatass, a Financiadora pretende ampliar as parcerias com os governos estaduais, com o lançamento de uma nova etapa prevista para 2017.

Os representantes do CNPq, Onivaldo Randing e Gilberto Ferreira, apresentaram aos presidentes das Fundações as perspectivas do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), que busca apoiar financeiramente sítios de pesquisa de longa duração com foco em ecologia de ecossistemas e um Programa de Pesquisa em Saúde, que já possui parcerias firmadas com as FAPs e entidades internacionais, com editais já consolidados, que tem como desafio o combate ao zika vírus.

A Capes focou sua apresentação na situação da Diretoria de Programas e Bolsas (DPB), com foco especial em relação a bolsas no País, fomento à Pós-Graduação e acesso à informação científica e tecnológica, com especial atenção ao Portal de Periódicos da Capes.

De acordo com a diretora de Programas e Bolsas, Mercedes Bustamante, a perspectiva que se desenha é a avaliação dos acordos e convênios existentes e em estudo, para o desenho de futuras estratégias de colaboração.

Leia a matéria completa

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Edição: Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *