Inovação e empreendedorismo são debatidos durante ciclo de palestras


O evento é organizado pela Agência de Inovação da Universidade Estado do Amazonas e conta com apoio do governo do Estado por meio da Fapeam

Inovação e empreendedorismo são debatidos durante ciclo de palestras

A Agência de Inovação (Agin) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início na manhã desta terça-feira (15/03), no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, ao ciclo de palestras sobre empreendedorismo e inovação para disseminar a cultura da prática do empreendedorismo no ambiente acadêmico.

O evento é fruto de um projeto de capacitação de docentes e discentes para o fortalecimento do núcleo de inovação tecnológica da UEA aprovado por meio da Decisão 195/2013 pelo Conselho Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa de Apoio a Criação e Consolidação de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O programa tem como objetivo induzir e fomentar a criação, estruturação e manutenção, assim como a capacitação da equipe de NITs que desenvolvam atividades de orientação, assessoramento, apoio e gestão direcionadas à proteção da propriedade intelectual no Amazonas.

Inovação e empreendedorismo são debatidos durante ciclo de palestras

O assessor da presidência da Fapeam e diretor técnico-científico em exercício, Dércio Reis, ressaltou o compromisso da Fundação com a inovação e empreendedorismo.

Durante a solenidade de abertura, o assessor da presidência da Fapeam e diretor técnico-científico em exercício, Dércio Reis, ressaltou o compromisso da Fundação com a inovação e empreendedorismo. Segundo ele, as ações visam dotar o Amazonas da infraestrutura necessária para que inovação aconteça e que, dessa forma, seja possível construir uma matriz econômica que permita um futuro para economia do Estado.

“O que Amazonas será daqui a 30 anos está sendo construído agora com essas ações e a Fapeam tem um compromisso com isso. No momento, estamos com uma parceria com a Fundação Certi com o projeto Sinapse da Inovação e muitos outros virão para permitir um espaço maior para que nossos promovam inovação em todas as áreas”, disse Reis.

O coordenador da incubadora da UEA, Sálvio Rizzato, disse que o intituto do evento é despertar o espírito empreendedor nos jovens e, assim, gerar a economia criativa, que segundo ele, é capaz de mudar para melhor a trajetória econômica do país. “Estamos ofertando três terças-feiras seguidas de conhecimento e de muita troca de informação para capacitar não apenas os nossos alunos, mas toda a comunidade e sociedade de uma forma geral”, disse Rizzato.

Rosângela Bentes, chefe de departamento de extensão tecnológica e inovação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti/AM) destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica e falou sobre as ações desenvolvidas pela secretaria para fortalecer o sistema de inovação tecnológica no Amazonas.

“É preciso trabalhar sempre pensando nesse cenário de inovação. As palestras que serão realizadas hoje podem ajudar a despertar novas ideias e a gerar produtos criativos dentro da universidade e, consequentemente, um bom negócio. Precisamos ver o sucesso desse empreendimento se expandindo pelo mundo, pois não podemos pensar apenas localmente, mas sim em algo ganhando outras dimensões”, falou Bentes.

Esterffany Martins /Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *