Fórum Consecti e Confap encerra com perspectivas positivas para ciência brasileira
02/12/2011 – A internacionalização da ciência foi a palavra de ordem durante a última edição do ano do Fórum Conjunto do Conselho Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, em Manaus-AM. O evento contou com a organização local do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
As ações de internacionalização da ciência foram viabilizadas por meio de parcerias e perspectivas estratégicas concretizadas com países europeus e americanos em Manaus. Um exemplo disso foi a assinatura de um convênio entre o Brasil e a França, que possibilitará o intercâmbio entre pesquisadores de ambos os países. Ao todo, 14 Estados serão beneficiados, por meio de suas FAPs, os quais terão autonomia para determinar quais áreas de pesquisa serão contempladas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
No Amazonas, as ações se concentraram na formação de recursos humanos e no fortalecimento do setor de informática e inovação tecnológica do Polo Industrial de Manaus (PIM). Assinaram o documento o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM) e presidente do Consecti, Odenildo Teixeira Sena, o presidente do Confap, Mário Neto Borges, o representante do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Jean Pierre Briot, e do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria), Pierre Alexandre.
Segundo o presidente do Confap, Mário Neto Borges, uma outra ação estratégica foi a assinatura de parcerias ontem por 16 FAPs com a Fundação Bill & Melinda Gates por meio do ‘Programa Grand Challenges Explorations’. O trabalho foi apresentado por Steve Buchbaum, deputy director Global Helth Discovery da Fundação Bill & Melinda Gates. O programa é voltado para o desenvolvimento de tecnologias para o tratamento e cura de doenças, sobretudo em regiões pobres do planeta e possui duas frentes predominantes de trabalho. A primeira é focada em doenças infecciosas. Já a segunda é voltada para a saúde da família.
Balanço positivo
Na avaliação da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o fórum realizado em Manaus foi fundamental para articulações internacionais, voltadas para a aceleração do desenvolvimento científico no País. “O fórum foi muito importante, pois realizamos cooperações com países que já têm essa área de Ciência e Tecnologia mais desenvolvida e vai trazer para o nosso País avanços. Com isso, vamos poder acelerar o desenvolvimento da ciência no Brasil”, afirmou.
Durante o Fórum, o Governo do Amazonas por meio da FAPEAM, segundo a diretora-presidenta, lançou um conjunto de editais de novos programas de aceleração ao desenvolvimento de recursos humanos e de incentivo à fixação de doutores na Região, com recursos totais de R$ 5,6 milhões. Os mesmos já estão disponíveis no site. Veja detalhes dos editais em outra matéria.
Além disso, Maria Olívia Simão informou que no ano de 2011, o Confap atingiu muitas conquistas com a formulação de políticas científicas e a coordenação da proposta do Código da Ciência. “O ano de 2011 foi importantíssimo para o Confap porque foi um período de integração e um momento de pensar muitos programas, montamos uma agenda para demandar ao governo federal”, disse.
O presidente do Consecti e titular da Sect-AM, Odenildo Sena, afirmou que o Fórum concretizou o que havia sido projetado, com as articulações de políticas de desenvolvimento científico com outros países. “Foram firmadas perspectivas de novos acordos, perspectivas de avançar na formação de recursos humanos. Além disso, o fórum contou com a presença do embaixador da Bélgica, representante do Canadá, além de representantes de institutos da França. O evento foi um sucesso”, avaliou.
Uma das ações positivas deste ano decididas nos Fóruns conjuntos, de acordo com Sena, foi a decisão do Confap e Consecti de atuarem juntos a partir deste ano e assim, fortalecerem as iniciativas voltadas para CT&I, segundo Sena. “Os dois Conselhos ocupam espaço de peso neste grande projeto nacional de CT&I no País”, disse.
Na avaliação do presidente do Confap e diretor-presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o Brasil acordou e os políticos estão enxergando a importância de investir no setor de CT&I. “Não existe desenvolvimento social através da transformação de conhecimento em riquezas que se dá por meio de ciência e de inovação”, afirmou Mário Neto Borges.
O presidente disse ainda que neste ano, o Consecti e o Confap atingiram grandes avanços. “Mas sabemos que há uma tarefa hercúlea pela frente. Ainda temos a certeza que em 2012 vamos continuar batalhando pelos recursos constitucionais das FAPs, buscando o apoio dos governos às iniciativas de CT&I. Nesse sentido, já estamos vislumbrando a concretização de muitas parcerias internacionais, avanços nas parcerias nacionais e certamente uma oferta de opções para os pesquisadores brasileiros em grande estilo e em grande intensidade”, informou Borges.
Fórum do Consecti e do Confap em Manaus
O evento foi uma realização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do Estado e encerrou nesta sexta-feira, 2 de dezembro.
O encontro reuniu gestores na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretários estaduais e diretores-presidentes das FAPs do Brasil. Em pauta, foram alinhavadas iniciativas voltadas para a internacionalização da Ciência e Tecnologia brasileiras, que devem ser financiadas pelas FAPs e por meio de parcerias entre instituições brasileiras, francesas e canadenses.
Foto1:Gestores e representantes internacionais estiveram presentes no evento
Foto2:Presidentes do Consecti e do Confap assinaram convênio internacional
Foto3: Diretora-Presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, considerou evento estratégico
Foto4: Presidente do Consecti, Odenildo Sena
Foto5: Presidente do Confap, Mário Neto Borges
Foto6: Representante da França em apresentação no Fórum
(Crédito das fotos: Ricardo Oliveira)
Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM