Estudo pretende melhorar confiabilidade de tecnologia para dar autonomia a Veículos Aéreos Não Tripulados
A pesquisa possibilitará o desenvolvimento de competências no Brasil, para propor e aplicar métodos formais na verificação de aplicações de VANTs
Para melhorar a confiabilidade dos softwares e dar autonomia de voo aos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Lucas Carvalho Cordeiro está desenvolvendo um projeto de pesquisa com apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para criar métodos algoritmos com objetivo de aplicá-los na verificação dos VANTs no Amazonas.
Segundo o pesquisador, trata-se do desenvolvimento de métodos algorítmicos para verificação de modelos baseados em prova de corretude por indução matemática, invariantes e interpretação abstrata. Esses métodos serão usados em um software que será utilizado para controlar os VANTs.

A proposta de projeto foi desenvolvida em parceria com professores da Universidade de Oxford e da Queen Mary University of London (Inglaterra).
A proposta de projeto, que foi desenvolvida em parceria com professores da Universidade de Oxford e da Queen Mary University of London (Inglaterra), está em andamento e conta com a participação de professores e pesquisadores da Ufam. O projeto foi um dos selecionados na chamada “Fellowships, Research Mobility and Young Investigator” do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton.
“Essa pesquisa possibilitará o desenvolvimento e estabelecimento de competências no Brasil para propor e aplicar métodos formais na verificação de aplicações de VANTs, além de atender à crescente demanda por parte das instituições públicas e empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), por parceiros de alta qualidade técnica, nas áreas foco do projeto, com o intuito de executar atividades de cooperação tecnológica, visando à criação de inovações e buscando novas interações com empresas que atuam em projetos de VANTs”, disse o pesquisador.
A lista dos projetos aprovados foi divulgada pelo Confap e o resultado também foi publicado pela Fapeam na Decisão 106/16 do Conselho Diretor da Fundação. Ao todo, 55 propostas foram aprovadas e o projeto do pesquisador da Ufam é o único da Região Norte. A chamada viabiliza a vinda de pesquisadores do Reino Unido ao Brasil para desenvolver estudos com parceiros brasileiros.
De acordo com o Confap, a chamada contempla três modalidades de auxílio: Fellowships, Research Mobility Grants, e Young Investigator Grants. As áreas de pesquisa atendidas foram: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas. No total, além da Fapeam, outras dez Fundações de Amparo à Pesquisa tiveram projetos selecionados.
Saiba mais sobre os benefícios dos VANTs
A utilização de veículos aéreos ainda é limitada, pois eles precisam ser controlados por um operador e voar dentro de um alcance de transmissão. Ele citou o benefício da utilização de drones em tragédias naturais, como, por exemplo, o caso de Mariana, em Minas Gerais, onde o uso do equipamento foi essencial no fornecimento de informações às equipes de resgate.
“Alguns dias após o desastre, um pequeno veículo aéreo, equipado com câmeras, foi enviado para tirar fotos e gravar vídeos das áreas afetadas. As filmagens obtidas, que não poderiam ter sido adquiridas de outra forma, forneceram informações valiosas às equipes de resgate. Uma solução promissora para esse tipo de tarefa é o veículo aéreo autônomo”, disse o pesquisador Lucas Cordeiro.
Francisco Santos / Agência Fapeam
Fotos: Acervo do pesquisador
Foto destaque: Irishexaminer