Atividades do Pró-PCE são finalizadas e Fapeam garante continuidade do Programa Ciência na Escola no Amazonas


A partir de maio deste ano, as ações até então realizadas pelo Pró-PCE passarão a ser executadas, sem custos adicionais para o Estado, pela equipe técnica da Fapeam, assim como é feito com os demais programas de apoio à pesquisa fomentados pela Fundação

Atividades do Pró-PCE são finalizadas e Fapeam garante continuidade do Programa Ciência na Escola no Amazonas

Considerando a nova realidade econômica do Estado por conta da crise que assola o país e para assegurar a continuidade do Programa Ciência na Escola (PCE), dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) se reuniram, na tarde desta terça-feira (12/04), com os membros do Comitê Gestor do PCE e a coordenadora do Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do PCE (Pró-PCE) para comunicar o encerramento das atividades no âmbito do Pró-PCE.

O Pró-PCE vem atuando no acompanhamento das ações do PCE e auxiliava a Fapeam no processo de avaliação das atividades e de expansão do Programa. A partir de maio deste ano, as ações passarão a ser executadas, sem custos adicionais para o Estado, pela equipe de colaboradores da Fapeam, assim como é feito com os demais programas de apoio à pesquisa fomentados pela Fundação.

A decisão foi comunicada em reunião que contou com a presença do Comitê Gestor do PCE, composto por representantes das secretarias Municipal (Semed) e Estadual de Educação (Seduc), do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), além das participações da diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, e do diretor administrativo-financeiro, em exercício, Dércio Luiz Reis, na tarde desta terça-feira (12/04), na sede da Fapeam.

“Estamos passando por um processo de reengenharia interno para, diante da crise econômica, conseguirmos honrar com os compromisso de pagar as bolsas de estudos. O Programa Ciência na Escola continua sendo executado pela Fapeam e, ainda nesta semana, encerrou o processo de submissão de propostas ao novo edital. As ações desenvolvidas no âmbito do Pró-PCE serão executadas, diretamente, pela Fapeam, em parceria com a Semed e a Seduc”, disse Waichman.

De acordo com o diretor administrativo-financeiro, em exercício, da Fapeam, Dércio Luiz Reis, a medida foi adotada após estudos de impacto orçamentário e financeiro de médio e longo prazo para manutenção dos programas e projetos fomentados pela Fundação.

“Diante da situação financeira do país e para evitar cortes que atinjam as bolsas de estudos para os estudantes, estamos reformulando os programas, o que, aliado a outras medidas, garantirá a manutenção das bolsas e até mesmo do Programa Ciência na Escola em todo o Amazonas”, disse Reis.

A representante da Seduc, professora Simara Brasil Couto Abrantes, reiterou a parceria firmada entre a Fapeam e a Seduc e garantiu que, com a finalização das atividades no âmbito do Pró-PCE, a SEDUC se ombreará com a FAPEAM ainda mais para garantir o acompanhamento dos projetos de pesquisa no âmbito do programa.

A representante da Semed, professora Betânia da Costa Corrêa, informou que a Fundação pode continuar contando com a parceria firmada com a Secretaria Municipal para acompanhamento do Programa Ciência na Escola nas instituições da rede pública municipal de Ensino.

Alfabetização científica

Fapeam lança chamada pública do Programa Ciência para Reservas de Desenvolvimento Sustentável

Ainda está aberto o prazo de submissão para propostas de projetos de pesquisa à Chamada Pública 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

A reestruturação não implicará em cancelamento de bolsas e/ou encerramento de ações no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE). Neste ano, a Fundação recebeu 672 propostas de projetos de pesquisa no âmbito do Programa.

De acordo com o cronograma do Edital 001/16, a divulgação do resultado das propostas aprovadas será feita a partir de maio do corrente ano com início dos projetos de pesquisa previsto para o mês de junho.

Ainda está aberto o prazo de submissão para propostas de projetos de pesquisa à Chamada Pública 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A chamada é voltada aos professores de escolas públicas estaduais e municipais localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Amazonas. Leia mais na matéria Fapeam lança chamada pública do Programa Ciência na Escola para Reservas de Desenvolvimento Sustentável“.

A chamada direciona-se aos professores que atuam nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro, Uatumã, Poranga da Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, bem como aos professores da comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.

O PCE/FAS é voltado para professores e estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas referidas RDS.

 Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *