Fapeam recebe mais de 670 propostas de professores da rede pública de Ensino municipal e estadual para o Programa Ciência na Escola
A partir deste ano, a Fapeam contará com o apoio das instituições de Ensino Superior do Amazonas para realizar as ações de formação dos professores que atuarem nos projetos, além de acompanhamento e avaliação dos estudos desenvolvidos no âmbito do PCE
Mais de 670 professores da rede pública estadual e municipal de ensino do Amazonas submeteram propostas ao Edital № 001/2016 do Programa Ciência na Escola (PCE), idealizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias Municipal de Educação de Manaus (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Neste ano, o governo do Estado, por meio da Fapeam, apoiará 420 projetos de pesquisa desenvolvidos na rede pública de Ensino, sendo 200 na capital e 220 nos municípios do interior do Amazonas. Ao todo, serão investidos R$ 2,8 milhões no pagamento das bolsas de estudo aos estudantes e professores.
Dentre as propostas submetidas, 357 são de professores de 37 municípios do interior do Estado. Os municípios com o maior número de propostas são: Itacoatiara, com 88 propostas; Parintins, com 47 projetos; Tefé, com 22; e o município de Eirunepé, com 21 propostas submetidas.
A previsão é que o resultado seja divulgado a partir de maio deste ano, com início das atividades no mês de junho. A partir deste ano, a Fapeam contará com o apoio das instituições federais e estaduais de Ensino Superior do Amazonas para realizar as ações de formação dos professores que atuem nos projetos, além de acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas no âmbito do PCE.
O PCE foi criado pelo governo do Estado, por meio da Fapeam, em parceria com as secretarias de educação municipal de Manaus e estadual do Amazonas. O Programa é uma iniciativa pioneira no País que quebra o paradigma da formação científica exclusivamente nos centros de pesquisa e instituições de Ensino Superior e adentra as escolas de educação básica por meio da realização de projetos executados por alunos e professores dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e de Educação de Jovens e Adultos.
Um dos diferenciais do Programa Ciência na Escola é a produção da ciência dentro do espaço escolar por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que oportunizam a formação acadêmica e a transformação do pensar, fazer e entender ciência pelo cidadão.
Edital aberto para RDS
Ainda está disponível ao recebimento de propostas, até o dia 03 de maio deste ano, a Chamada Pública № 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A chamada é voltada aos professores de escolas públicas estaduais e municipais localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Amazonas. Leia mais na matéria “Fapeam lança chamada pública do Programa Ciência na Escola para Reservas de Desenvolvimento Sustentável“.
A chamada é direcionada aos professores que atuam nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro, Uatumã, Poranga da Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, bem como aos professores da comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.
Agência Fapeam