Embrapa lança livro que ajuda produtor a identificar doenças da seringueira
Publicação auxiliará o produtor e os técnicos da extensão rural a fazerem um diagnóstico rápido dos principais problemas que afetam a cultura de seringueira
A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, disponibilizou na Livraria Embrapa o livro de bolso “Manual de Identificação de Doenças da Seringueira”.
A publicação leva ao leitor uma série de imagens e textos que identificam e caracterizam os sintomas de doenças bióticas (causadas por nematoides, fungos, bactérias e vírus) que afetam as folhas, o caule e a raiz da seringueira, assim como doenças abióticas (ambiente na qual vivem como temperatura, umidade, luz) e os sintomas de deficiências nutricionais.
De acordo com o pesquisador da Embrapa e um dos autores do livro, Luadir Gasparotto, o material vai ser importante para que o produtor e os técnicos da extensão rural possam fazer um diagnóstico rápido dos principais problemas que afetam a cultura, tanto nos viveiros e jardins clonais, quanto nos seringais já estabelecidos. “O livro vai facilitar a vida do agricultor e do técnico, porque consultando o material vai ser possível fazer a identificação das doenças de forma imediata, no campo”, destacou.

A publicação leva ao leitor uma série de imagens e textos que identificam e caracterizam os sintomas de doenças bióticas e os sintomas de deficiências nutricionais.
A seringueira é nativa da Amazônia e tem importância global, uma vez que produz a borracha natural ou látex – matéria-prima presente em milhares de produtos. A árvore é afetada por várias doenças de causas bióticas e abióticas em todas as etapas de desenvolvimento, desde a semeadura até a fase adulta, quando ocorre a troca anual de folhas e a sangria do tronco das árvores para extração do látex.
O diagnóstico dessas doenças é etapa fundamental para o controle imediato e prevenção. “Conhecer os problemas inerentes às doenças abióticas e bióticas que afetam a exploração comercial da seringueira, bem como as estratégias para o controle dessas doenças, é imprescindível para manter a competitividade da produção de borracha natural em todo o País”, ressaltou o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi.
O livro está sendo comercializado na Livraria Embrapa, em Brasília/DF, e no site da Livraria da Embrapa. Para obter mais informações o interessado pode realizar contato pelos telefones (61) 3448-4236 e (61) 3448-2494, ou pelo e-mail livraria@embrapa.br.
Fonte: Embrapa