Com apoio da Fapeam, Ufam promove simpósio para debater sustentabilidade ambiental e produção econômica
O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado começa nesta quinta (5) e segue até sexta-feira (6), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Feira AgroUfam também faz parte do evento
O 1º Simpósio de Organização Social e de Mercado vai suscitar debates sobre a sustentabilidade ambiental, econômica, política, social, territorial e cultural na região. O evento, aberto ao público em geral, começa quinta-feira (05/05) e segue até sexta (06/05), de 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Coroado, zona Leste. Na programação, palestras, oficinas, exposições e a feira Agroufam. A ideia é que ao final do encontro seja criada uma rede virtual de comercialização da agricultura familiar local.
O simpósio é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido ao longo de três anos pela Ufam com o apoio do governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O projeto trabalha a organização do mercado em comunidades caboclas, ribeirinhas e indígenas e o resultado obtido nesse período será apresentando durante o evento.
De acordo com a coordenadora do Simpósio, Therezinha Fraxe, o objetivo do evento é criar um espaço de discussão, socialização e estudos da área de organização social, visando fortalecer as organizações e entidades, tais como cooperativas, associações e os atores envolvidos no processo de produção como professores, alunos e técnicos administrativos. “Os gargalos enfrentados no processo produtivo devem ser abordados para se buscar uma solução”, disse.
Therezinha Fraxe informou que um dos resultados do projeto é a feira Agroufam que incentiva a comercialização dos produtos da agricultura familiar e acontece no início de cada mês no hall da Faculdade de Ciências Agrárias.
“A Agroufam está mudando vidas e é um exemplo de sustentabilidade. A Ufam orienta as comunidades em todos esses aspectos sustentáveis, levando em conta a cultura das populações. Mas precisamos ver onde mais podemos criar espaços para o agricultor familiar”, disse a professora.
Feira
Paralelo ao Simpósio de Organização Social e de Mercado será realizado a 25ª edição da feira Agroufam. Frutas, verduras, hortaliças, artesanato, ovos, queijo, mel e até produtos medicinais podem ser encontrados na feira que é aberta ao público em geral e acontecerá no hall da FCA da Ufam (blocos 01 e 02), das 8h às 16h.
Fonte: Ufam
Matéria publicada no Portal Acrítica
Edição: Agência Fapeam