Amazonas apresenta potencial para desenvolvimento tecnológico


23/11/2011 Sete instituições visitadas e grandes possibilidades de parcerias na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), este foi o saldo da visita a Manaus do representante do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologias (Fundação CPqD), Renato Prestes, realizada no período de 16 a 18 de novembro.

Tida como uma instituição independente, focada na inovação com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o CPqD tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Nesse contexto, o CPqD desenvolve um amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções que são utilizadas em diversos setores como telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo o secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, a visita integrou as ações do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Amazonas, a partir do compartilhamento de conhecimento por meio de parcerias que permitam o crescimento de todos os participantes.

“A articulação entre o Amazonas e o CPqD foi intensificada a partir de maio deste ano, quando eu e a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, visitamos as instalações da CPqD e constatamos o potencial de integração com o conhecimento que desenvolvemos no Amazonas”, afirmou Odenildo Sena.

/Renato Prestes considerou a visita a Manaus extremamente produtiva, pois foi possível identificar nas diversas instituições visitadas possibilidade de grandes parcerias entre o CPqD e cada uma delas. “Pretendemos dar os primeiros passos nesse sentido até para responder ao secretário Odenildo Sena sobre uma ação mais efetiva do CPqD em prol do Estado do Amazonas”, destacou.

Interesses

Alguns temas de interesse mútuos foram identificados durante a visita ao Amazonas. Entre eles, projetos na área de energia elétrica, meio ambiente e em sistemas de telecomunicações.  Destaque também para as possibilidades na área de tecnologias assistivas (adaptadas para deficientes) e o intercâmbio de soluções que utilizam a tecnologia RFID (etiqueta inteligente).

Para Prestes, a tecnologia atual não permite que se perca tempo, por este motivo ele espera já nas próximas semanas começar a botar as equipes do CPqD em contato com as equipes das instituições de Manaus. “Nós temos uma solução de gestão de sustentabilidade, que já foi implantada em grandes bancos no Brasil sobre a gestão de energia. O projeto aponta a melhor maneira de utilizar a energia com o menor custo”, disse.

O roteiro de visitas percorreu a Sect-AM, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM), a empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), a Fundação Paulo Feitoza e a FAPEAM onde em reunião com a diretora-presidenta, Maria Olívia Simão, foram avaliados os resultados das visitas e planejados os próximos passos.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, focada na inovação com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade.

Fonte: Ciência em Pauta/Sect-AM/CPqD

Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *