Diretor-presidente da Fapeam participa de reunião para discutir perspectivas e prioridades da CT&I
Abertura da reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, no auditório Juscelino Kubistchek da cidade administrativa, em Minas Gerais. A programação segue na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com eventos em alusão à comemoração dos 30 anos de criação da Fundação
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, participa, nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em Belo Horizonte (MG), da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
A abertura da reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório Juscelino Kubistchek da cidade administrativa, em Minas Gerais. A programação segue na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com eventos em alusão à comemoração dos 30 anos de criação da Fundação.
Durante a solenidade de abertura, foram entregues homenagens a pessoas e instituições importantes para a história da Fapemig. A homenagem reconhecida como “Amigo da ciência” e “Amigo da Fapemig” tem por objetivo reconhecer o trabalho e o compromisso com a área da CT&I por meio da dedicação e colaboração nos trabalhos realizados para a Fundação.
Para o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, o momento é de destacar o que já foi feito pela ciência e tecnologia no Estado e pensar nos próximos passos. “O brasileiro tende a achar que, no Brasil, não existe cientista. Ele sempre vê na televisão os cientistas estrangeiros, falando em inglês e sendo traduzidos. Precisamos mostrar que no Brasil e em Minas Gerais existe uma ciência de ponta que ajuda a melhorar a vida das pessoas”, disse.
Programação
Ainda nesta quinta-feira (19), os diretores-presidentes das FAPs do País debaterão os impactos do marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). As discussões serão à tarde e contarão com a presença da secretária executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Emília Curi, do deputado federal Sibá Machado, e de representantes das assessorias parlamentares.
Às 16h, está previsto um debate sobre o fomento em CT&I com representantes das agências federais de fomento, além de organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tratar das perspectivas e prioridades.
A programação segue até esta sexta-feira (20) com uma agenda para discussão das parcerias internacionais e interação entre as FAPs.
Agência Fapeam,
Com informações do Confap.