Com apoio da Fapeam, Ufam realiza 26ª edição da Agroufam
Cerca de 80% dos produtores comercializam produtos livres de agrotóxicos
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), ocorrerá, nos dias 2 e 3 de junho, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a 26ª edição da Agroufam.
Promovida pelo Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) com a participação de organizações não governamentais, unidades de conservação e empreendimentos de economia Solidária de ensino, o objetivo da Agroufam é a comercialização e divulgação de produtos capazes de estimular o empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e os produtos regionais.
Além de ser um local de comercialização, a feira é um espaço socioeducativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos e integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta entre produtor e consumidor.
“As práticas agrícolas familiares mitigam insumos agrícolas como agroquímicos herbicidas, inseticidas, pesticidas e fungicidas, substâncias que causam sérios problemas à saúde tanto do agricultor quanto do consumidor”, disse a coordenadora-geral da Feira, professora Therezinha Fraxe.
A Agroufam conta, ainda, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e da Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab). Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores.
Fonte: Ufam
Edição: Agência Fapeam