Começa nesta quinta-feira a 13ª Raic da Fiocruz Amazônia
As apresentações acontecerão no Salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia, localizada na rua Teresina, Adrianópolis, das 9h às 17h.
Pelo menos 33 bolsistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) que atuam nos Programas de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com recursos do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estarão apresentando nesta quinta (2) e sexta-feira (3) o resultado de suas pesquisas durante a 13ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) do ILMD e 24ª edição da Raic da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As apresentações acontecerão no Salão Canoas, na sede da Fiocruz Amazônia, localizada na rua Teresina, Adrianópolis, das 9h às 17h.
Segundo o coordenador da Raic, o pesquisador do ILMD, Felipe Pessoa, os projetos foram divididos em três áreas: Epidemiologia, Microbiologia e Parasitologia e cada bolsista terá 10 minutos para apresentarem seus trabalhos e, mesmo tempo terão a banca (avaliadores) para dialogar com os estudantes.
“A Raic é o momento de prestar contas dos projetos desenvolvidos e o investimento feito. Além da função educativa, a Reunião Anual de Iniciação Científica serve para avaliar o resultado das pesquisas”, observa Pessoa. Segundo o coordenador, os melhores trabalhos em cada área temática vão receber um diploma de reconhecimento da instituição.
Os 33 bolsistas – universitários de várias instituições de ensino superior do Amazonas – serão avaliados por uma banca composta por três avaliadores nos dois dias de apresentações.
A Raic 2016 do ILMD terá como palestra de abertura “A introdução na pesquisa científica na área de fronteira”, proferida pelo pesquisador da instituição, o médico sanitarista Antônio Levino.
Fonte: Fiocruz Amazônia