Com apoio da Fapeam, experiências com o turismo comunitário na Amazônia são retratadas em livro


Obra aborda temas como atividades turísticas em terras indígenas e inovação na comercialização em comunidades amazônidas

A prática do turismo comunitário no Amazonas e seus relatos foram transformados em livro por duas pesquisadoras, a doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo e a doutora Jocilene Gomes da Cruz que publicaram a obra com o incentivo do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).

Intitulada “Turismo Comunitário: reflexões no contexto amazônico”, a obra reúne experiências de comunidades amazônidas, que usam o turismo de base comunitária como alternativa econômica e estudos de pesquisadores locais e de outras universidades brasileiras acerca do tema.

Segundo Cristiane Barroncas, a ideia da publicação surgiu com intuito de socializar as experiências destas comunidades, apresentadas durante as 1ª e 2ª edições do Workshop de Turismo de Base Comunitária do Amazonas, realizadas em 2011 e 2012, respectivamente. A literatura também propõe reflexões acerca do turismo comunitário.

“Acreditamos que divulgar algumas das experiências das comunidades que participaram do workshop, bem como as discussões feitas por pesquisadores que trabalham com a temática é de grande relevância. O livro representa um convite a professores, pesquisadores e acadêmicos a refletirem sobre essas atividades e ampliarem suas pesquisas e, assim, consolidarem um campo de estudos sobre o turismo realizado pelas comunidades”, disse a coordenadora.

Livro é fruto de relatos e experiências de comunitários e pesquisadores que desenvolvem projetos em comunidades amazônidas que atuam com o turismo de base comunitária

O livro reúne estudos de 21 pesquisadores e está dividido em três partes: reflexões teórico-metodológicas sobre o turismo em comunidades; relatos de experiências de turismo comunitário na Amazônia; contribuições das organizações sociais e governamentais para o turismo comunitário. Assuntos como atividades turísticas em terras indígenas, inovação na comercialização no turismo de base comunitária, entre outros, também são abordados na publicação.

“A contribuição é pioneira, pois existem muitos estudos na área, porém estão pulverizados e essa publicação reúne vários pesquisadores, experiências e instituições. Ele (livro) traz experiências de comunidades que optaram por trabalhar com o turismo em seus territórios e conseguiram, por meio disso, outra alternativa econômica para sua comunidade”, contou Cristiane.

O livro “Turismo Comunitário: reflexões no contexto amazônico” pode ser adquirido na editora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ao preço de R$ 30.

Francisco Santos – Agência Fapeam

Fotos: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *