Plantas medicinais podem ser alternativa para problemas de saúde


07/11/2011 O projeto ‘O uso racional de plantas medicinais’, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr (Pibic Jr), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) teve por objetivo pesquisar sobre os reais efeitos de plantas medicinais no tratamento de doenças, além de explicar como se deve cuidar de uma planta e ainda como preparar o chá na dose exata.

O estudo foi realizado pelo pesquisador, doutor Dirceu Luiz Garcia Orione, juntamente com os alunos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). De acordo com o pesquisador, o tema foi selecionado entre vários apresentados e a escolha se deu devido à sua importância no cotidiano da população, principalmente de baixa renda.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“A expectativa do desenvolvimento desse projeto voltou-se para despertar o interesse dos alunos e da população ao conhecimento das propriedades medicinais das plantas, resgatando o conhecimento popular, incentivando o seu cultivo e alertando para os cuidados do uso correto”, afirmou Orione.

Importância das plantas medicinais vspace=10

As plantas medicinais são consideradas remédios alternativos naturais aos que os médicos costumam passar, considerados químicos. Os benefícios do uso de plantas medicinais podem parecer pequenos, mas são considerados importantes para o cotidiano das pessoas que as usam.

De acordo com os levantamentos realizados pelos pesquisadores além de serem uma fonte alternativa aos remédios convencionais, as plantas medicinais são mais baratas; são de fácil cuidado após o plantio; fácil utilização no preparo de chás e infusões e totalmente naturais, ou seja, se bem utilizados não causam efeitos colaterais.

Ainda de acordo com Orione, vale lembrar que o cuidado com as plantas medicinais requer vontade, dedicação e conhecimento. Sem esses três fatores é difícil obter um bom trabalho e como nada consegue ser perfeito, muito menos as plantas medicinais, assim como elas têm seus benefícios, elas também podem causar problemas. “Os malefícios do uso das plantas medicinais sem o devido conhecimento podem gerar danos à saúde como alergias e outras doenças, agravar a doença que estaria sendo combatida e causar envenenamento”, alertou.

Cuidados a serem tomados

A pesquisa confirmou a importância de se conhecer todos os prós e contras de cada planta. Pois uma planta que faz bem para um determinado sintoma, pode não reagir para outra doença.

“A pessoa deve saber a dose certa a ser utilizada no chá. Se tomado em poucas doses o chá pode ser considerado ineficiente, mas se usado em excesso pode levar a complicações”, exemplificou Orione.

Dicas

– Em caso de dúvida, consulte sempre um médico.

– Não adianta tomar um remédio por indicação de vizinhos ou amigos, apenas um médico pode indicar se a planta pode ajudar a tratar de uma determinada doença.

– Quando for utilizar qualquer tipo de planta medicinal, tenha a certeza que a planta que está sendo utilizada é a espécie correta.

– Apesar de terem folhas parecidas, algumas plantas podem ser venenosas ou não ter o mesmo princípio ativo da planta correta. 

Sobre o Pibic Jr

Esse programa, desenvolvido pela FAPEAM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.

Redação: Nefa Costa

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *