Ex-diretora da Fapeam é agraciada com medalha Warwick Kerr, no Inpa


Olívia Simão

Maria Olívia Simão dirigiu a instituição de fomento à pesquisa entre os anos de 2011 e 2015

Ex-diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão foi uma das homenageadas com a medalha Warwick Kerr, concedida na última quarta-feira (27), pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por ocasião das comemorações dos 62 anos de fundação da instituição.

Maria Olívia dirigiu a Fapeam entre os anos 2011 até março de 2015. Junto com ela, também foram agraciados com a medalha os pesquisadores do Inpa Luiz Antônio de Oliveira e Philip Fearnside.

Em seu discurso, a ex-diretora-presidente da Fapeam afirmou ter sido uma honra receber o reconhecimento do Inpa. “Com certeza esse reconhecimento foi pela contribuição do trabalho que fiz junto à Fundação de Amparo à Pesquisa. Sou egressa deste Instituto, fiz meu mestrado e doutorado aqui e, portanto, tenho muito respeito por esta casa”, disse Maria Olívia. “Via a transformação e sei o quanto o Inpa é importante e foi protagonista para que a pós-graduação no Amazonas se consolidasse”, destacou.

A Menção Honrosa Warwick Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa a três profissionais que se destacaram ou prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento da ciência, avanço da docência e da pesquisa científica e tecnológica no âmbito da pós-graduação.

“A medalha Warwick Kerr homenageou três pesquisadores, cada um com perfis distintos, mas que se complementam para o entendimento e o desenvolvimento da Amazônia”, disse o diretor do Inpa, Luiz Renato de França.

Homenageados

Um dos homenageados, o pesquisador Luiz Antônio de Oliveira falou da satisfação e do reconhecimento do seu trabalho em prol da pós-graduação. Ele é diretor-substituto do Inpa e coordenador de Ações Estratégicas (Coae). Atua de forma multidisciplinar, há quase 40 anos, na pesquisa regional, notadamente na área de agronomia com ênfase em microbiologia e bioquímica do solo e nutrição de plantas.

Olívia 2

Maria Olívia Simão acompanhada dos outros dois homenageados com a honraria, os pesquisadores do Inpa Luiz Antônio de Oliveira e Philip Fearnside

Para o pesquisador Philip Fearnside, outro homenageado da noite, foi uma grande honra receber a Menção Honrosa. “Sou muito grato por ter sido escolhido para receber esta honraria”, disse.  Fearnside estuda as questões ambientais na Amazônia brasileira desde 1974.

Fonte: Inpa

Fotos: Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *