Pesquisadora do Inpa é agraciada com prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’
Fernanda Werneck desenvolve projetos com apoio da Fapeam e é a única escolhida da região Norte. Premiação é uma iniciativa da L’Oreal Brasil
Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e desenvolvendo projetos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fernanda Werneck é uma das sete vencedoras da 11ª edição do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, iniciativa brasileira voltada às mulheres cientistas promovida pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A lista com o nome das sete vencedoras foi divulgada no dia 1º deste mês e Fernanda é a única representante da região Norte. A bióloga foi escolhida por conta do estudo intitulado “Determinante da diversidade genética e evolução no ecótono Cerrado-Amazônia”, que visa investigar os padrões de diversidade genética e fluxo gênico de lagartos e os efeitos que as mudanças climáticas podem causar sobre a diversidade e estrutura genética no Cerrado, Amazônia e na zona de transição entre esses biomas.
“É uma honra muito grande receber esse prêmio em reconhecimento a todo um trabalho. Além disso, é uma grande oportunidade para dar maior visibilidade às importantes contribuições de jovens cientistas brasileiras à pesquisa em evolução da biodiversidade Neotropical”, comentou Werneck.
A pesquisadora disse que suas linhas de pesquisa integram abordagens ecológicas e evolutivas para investigar as origens da biodiversidade Neotropical e da variação genética na região de transição entre os dois maiores biomas da América do Sul, Amazônia e Cerrado, que coincide com o Arco do Desmatamento.
“No projeto, utilizamos lagartos como organismos-modelo para avaliar os efeitos de mudanças climáticas globais nos potenciais riscos de extinção e capacidades adaptativas das espécies. As descobertas visam aprimorar o conhecimento básico sobre a altíssima diversidade biológica de áreas criticamente ameaçadas, com implicações relevantes para estratégias de conservação”, disse a pesquisadora.
Cada uma das sete cientistas agraciadas receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil para dar prosseguimento em suas pesquisas. A cerimônia de premiação acontece no dia 20 de outubro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
As pesquisas em curso pelas homenageadas oferecem novas soluções a questões vitais da humanidade e se concentram nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Química, Física e Matemática. Os temas das pesquisas vão desde os efeitos das mudanças climáticas nos riscos de extinção até um estudo para desenvolver analgésicos que combatam a causa das dores de cabeça e nas extremidades.
Fernanda Werneck é pesquisadora do Inpa desde 2013 e entre os projetos que desenvolve com apoio da Fapeam destaca-se o intitulado “A história da paisagem e seus efeitos na evolução de nichos e diversificação da herpetofauna Amazônica”, realizado por meio do Programa de Apoio à Pesquisa (Universal- Amazonas).
Esterffany Martins – Agência Fapeam
Com informações do site “Para Mulheres na Ciência”
Fotos: Arquivo pessoal