ExpoCTI e Feira de Gastronomia reúnem público em centro de convivência de Manaus
Atividades fazem parte da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e acontecem até dia 11 de novembro
Acontece até a próxima semana, dia 11, a Exposição de Ciência, Tecnologia (ExpoCTI) e a Feira de Gastronomia, atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ambas as atividades iniciaram nesta quinta-feira (3), no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, localizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
No salão principal do centro de convivência, os visitantes puderam conhecer projetos científicos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), degustar iguarias regionais feitas por turmas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), saber detalhes do ciclo biológico do Aedes aegypti com agentes de saúde, entre outras atividades.
Um dos projetos do PCE apresentados durante a ExpoCTI foi o intitulado “Alimentação saudável se aprende na escola”. A pesquisa é realizada por alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Figueiredo, situada no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, distante a 107 quilômetros da capital.
Segundo o estudante e bolsista José Vitor, 16, apesar da pesquisa ainda está em andamento, a temática tem contribuído com a mudança nos hábitos alimentares dos colegas de classe. Ele também destaca que as pessoas que visitam o estande do projeto na ExpoCTI são estimulados a repensar o que estão comendo.
“As pessoas normalmente ficam chocadas quando apresentamos dados que temos aqui relacionados ao consumo de sal, açúcar, alimentos transgênicos, enfim. Nossa abordagem vai de encontro a uma carência no ensino sobre a alimentação escolar. Queremos fazer um alerta e contribuir para que as pessoas adotem novo estilo alimentar. Na nossa escola temos melhorado o consumo da merenda escolar”, disse o bolsista.

Limão galego com gengibre resulta num doce de casca de limão, exposto na Feira de Gastronomia da SNCT
Além dos projetos científicos, o espaço também recebe a 1 ª Feira de Gastronomia. Nos estandes são expostas iguarias regionais e artesanatos desenvolvidos por alunos dos cursos do Cetam e artesãos convidados para participar do evento, a exemplo de Francielli Campagnolli, do grupo “Artesãs Itinerantes”.
Para Francielli, eventos como a Feira de Gastronomia possibilitam a aproximação dos artesãos com o público e proporcionam o aumento nas vendas. O estande conta com diversos produtos naturais, como doces de maxixe, manga e jaca, jujubas de jenipapo e de coco, geleia de vinagreira e o doce da casca de limão galego.
“O limão é o nosso carro-chefe porque dele processamos a casca. Você descasca o limão galego e faz o doce combinado com gengibre. A casca do galego alivia dor de estomago, dor de cabeça, mau hálito, diminui a ansiedade e enjoo. Além do mais, a polpa do limão tem um rendimento de até 5 litros de suco”, disse a consultora florestal.
Mosquito
Os visitantes da ExpoCTI também conheceram detalhes do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, como explica o agente de saúde Eudir Nascimento.
“Estamos reforçando a educação em saúde. Falamos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e expondo o ciclo evolutivo do Aedes, desde larva até a fase adulta. O foco é também alertar a população sobre questões de prevenção e proliferação do mosquito”, disse o agente de saúde.
A exposição e a feira, que pretendem aproximar a ciência da comunidade, são coordenadas pela Secretaria de Estado de Administração, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e de outras instituições.
Na próxima semana, nos dias 8 e 9, as atividades serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso Aparecida, na Zona Sul de Manaus. O Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na Zona Oeste da cidade, recebe as atividades da 13ª SNCT nos dias 10 e 11 deste mês. A programação ocorre de 9h às 12h e de 14h às 17.
Texto e fotos: Francisco Santos – Agência Fapeam