Projetos do Pró-Engenharias são expostos na Feira Tecnológica da Fucapi
Estudos desenvolvidos com apoio da Fapeam têm objetivo de apresentar soluções inovadoras ao Amazonas
Projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio no âmbito do Programa Estratégico da Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), como o “Carro a Vapor”, “Balão Droid” e “Esteira Inteligente”, foram destaques da 13ª Feira Tecnológica da Fucapi, realizada na semana passada.
Segundo o coordenador do Pró-Engenharias na Fucapi, o professor Ernande Ferreira de Melo, os projetos surgiram a partir das problemáticas encontradas pelos próprios alunos. O intuito é oferecer soluções inovadoras à sociedade amazonense. “Nós buscamos encaixar nossos temas com as necessidades da sociedade, precisa ser útil para a população. São temáticas atuais. Não é simplesmente fazer o processo”, contou Melo.
De forma simplificada, a estudante Laís Pedrosa explicou que a proposta do projeto “Carro à Vapor” é fazer o consumidor gastar menos com gasolina. “Nós enganamos o carro. A mistura do vapor com a gasolina faz com o que veículo ‘pense’ que está sendo abastecido. A proposta é fazer com que o rendimento do combustível seja maior”, explicou a aluna.
Já o projeto “Balão Droid” promete ser uma alternativa mais em conta para quem pretende fazer registros topográficos, por exemplo. A tecnologia funciona de forma similar a de um drone. O Balão Droid é feito com os seguintes materiais: balões, gás hélio, fios de nylon e câmera, conforme informações dos bolsistas Júlio Cezar Cerqueira e Lucas Lopes, ambos de 16 anos.
O sistema do projeto “Esteira Inteligente” pretende diminuir os produtos em não conformidade e contribuir com a ampliação da qualidade da linha de produção, segundo a estudante Margy Agatha. O processo é totalmente automatizado.
“Funciona da seguinte forma: o produto é colocado na esteira, e, ao final da linha de produção será fotografado. A partir do registro fotográfico, a esteira inteligente fará uma leitura e se o produto estiver em conformidade com o protótipo será aprovado no teste de qualidade, caso não seja, automaticamente será encaminhado para reparos”, conta aluna.
Além dos projetos do Pró-Engenharias, outros projetos tecnológicos foram exibidos na feira. De acordo com a diretora da Fucapi, Neila Buzzaglo, o total de 45 projetos foram expostos na 13ª edição do evento. Os projetos foram desenvolvidos por alunos dos ensinos médio, técnico e superior.
“O objetivo da feira é desenvolver e fomentar os alunos na pesquisa. Incentivamos os alunos desde o ensino médio. Eles são estimulados a pensarem problemáticas da cidade e a propor soluções. Nessa edição temos projetos que trabalham questões de trânsito, mobilidade, sustentabilidade, tudo aliado à tecnologia”, disse a diretora.
Texto e fotos: Francisco Santos – Agência Fapeam