Manaus vai sediar conferência internacional sobre pesquisa em Malária
Evento acontece em junho de 2017 e a proposta é discutir meios de erradicar o parasito que causa a doença até 2030
A cidade de Manaus vai sediar entre os dias 11 e 14 de junho de 2017, a “6th International Conference on Plasmodium vivax Research” – “6ª Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium vivax (ICPVR)”, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de debates para compartilhar o progresso nas pesquisas sobre a malária.
O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).
O encontro vem sendo realizado desde 2002 e, neste ano, baseou-se na recente aprovada Estratégia Técnica Global para a Malária 2016-2030, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem por finalidade eliminar a malária de pelo menos 35 países até 2030.
De acordo com a OMS, o Plasmodium vivax foi o responsável por cerca de 16 milhões de casos em nível mundial, em 2013, e a erradicação da malária se dará somente se houver uma intensificação no combate a todas as espécies.
Em Manaus, em 2017, serão revistos os avanços mais recentes no conhecimento sobre este parasita e serão debatidos os principais pontos de combate para a eliminação da malária P. vivax.
De acordo com o responsável pelo comitê organizador do evento, o doutor em Medicina Tropical, Marcus Lacerda, há quatro tipos de parasito que causam a malária em seres humanos e o que mais predomina no mundo é o Plasmodium vivax.
“Para termos uma ideia, aqui em Manaus nós temos 100% desse parasito e em vários outros países esse é o parasito que predomina. Ele é menos letal e perigoso, mas ainda assim é o grande desafio de hoje para nós conseguirmos eliminar a malária em vários países, incluindo o Brasil. Então, esse é o objetivo da conferência, trazer alunos que trabalham com o tema, professores, pesquisadores e pessoas que atendem pacientes com essa doença e, juntos, discutirmos novas formas de combater esse parasito”, afirmou Lacerda.
A programação conta com palestras sobre Novas Influências na Biologia Parasita; Entendimento, Mapeamento e Novas Intervenções na Transmissão da P.vivax; Imunidade, Patogênese, Descoberta e Desenvolvimento de Vacina, dentre outros tópicos que estarão em pauta.
Conta ainda com palestrantes de diversas partes do mundo, como Nicholas White, da Tailândia; Lúcio Luzzatto, da Tanzânia; Kevin Baird, da Indonésia; Rhoel Dinglasan, dos Estados Unidos; Ingrid Felger, da Suíça; Wei-Hong Tham, da Austrália, e demais doutores e profissionais renomados na área de Medicina Tropical.
Aos interessados, a inscrição antecipada terá desconto até o dia 28 de fevereiro de 2017 e os premiados com viagem serão selecionados a partir de resumos apresentados até 31 de janeiro de 2017, com direito a cobertura das passagens, taxa de inscrição e quatro noites no Hotel Wyndham Garden Manaus. Os prêmios serão selecionados pelo Comitê Científico, com base na originalidade e solidificação científica.
Aos demais participantes, a data limite para submissão dos resumos é 31 de março de 2017. Mais informações no site icpvr.org
Edições anteriores da ICPRV:
“Pesquisas sobre Malária Vivax: 2002 e além” – Bangkok, Tailândia, fevereiro de 2002;
“Pesquisas sobre Malária Vivax: 2005 e além” – Rockville, MD, EUA, dezembro de 2005;
“Pesquisas sobre Malária Vivax: 2009 e além” – Canal do Panamá, Panamá, maio de 2009;
“Pesquisas sobre Malária Vivax: 2013 e além” – Barcelona, Espanha, maio de 2013;
“5ª Conferência Internacional sobre Pesquisa de P. Vivax” – Bali, Indonésia, maio de 2015.
Ada Lima – Agência Fapeam
Foto: Divulgação