Presidente da Fapeam discute em Brasília estratégias para atrair recursos federais para C, T & I no Amazonas
No último dia 12, o Diretor Presidente da FAPEAM, René Levy Aguiar reuniu-se com gestores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), para estabelecer estratégias e ações conjuntas com essas duas importantes agências, de forma a atrair novos recursos para o Amazonas, fortalecendo as ações do governo do Estado na área de C, T & I e formação de recursos humanos.
Durante a reunião com o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, Levy discutiu soluções e oportunidades de financiamento para reforçar e ampliar os programas em parceira com esse Conselho, entre eles o aporte de novos recursos para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Amazonas. Durante 2017, serão honrados os compromissos já firmados referentes aos programas de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores – PPP ede Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa), e de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX. Também será dado continuidade ao financiamento do Programas de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD),que passará a contar com 3 sítios no Amazonas.
Presidente da Fapeam, René Levy, reforça parceria em reunião em Brasília com o presidente do CNPq, Mário Neto Borges
Na CAPES, Levy apresentou ao Diretor de Bolsas no País ações estratégicas para apoiar a consolidação dos programas de pós- graduação do Estado, e capacitar profissionais em áreas estratégicas, com a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Entre as possibilidades de novas parcerias, o apoio da CAPES ao Programa de Pesquisador Visitante Sênior (PVS) nos Programas de Pós-Graduações do Estado fortalecerá e ampliará a participação de renomados pesquisadores de instituições nacionais nas atividades de pesquisa e formação de recursos humanos no Amazonas. Além disto, um novo acordo entre a FAPEAM e a CAPES será elaborado em breve para beneficiar professores e alunos do ensino básico no âmbito do Programa Ciência na Escola -PCE – e dos Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) e nas áreas das Engenharias (Pro-Engenharias), incluindo bolsas para capacitação de professores e alunos das licenciaturas.
“Essas parcerias começaram a ser desenhadas no segundo semestre de 2016 e, certamente, virão a se concretizar em 2017. Esses investimentos são fundamentais porque beneficiam toda a comunidade desde o aluno do ensino básico aos pesquisadores e professores”, disse o presidente da Fapeam, René Levy.
Cíntia Melo – Agência Fapeam
Foto: Agência Fapeam