FAPEAM lança processo de capacitação continuada para o PCE


26/09/2011 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) promoveu na manhã da sexta-feira, 23 de setembro, a abertura oficial do Processo de Formação e Capacitação Continuada para o Programa Ciência na Escola (PCE). O lançamento ocorreu às 10h , no auditório da Ciência no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e tem por objetivo criar um espaço físico e virtual para atender os participantes do PCE, visando auxiliá-los na elaboração de relatórios referentes ao programa.

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O lançamento contou com a presença do diretor-técnico da FAPEAM, Jorge Porto; do subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Suames Gomes; do coordenador institucional do PCE, Eriberto Façanha; da coordenadora do Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia (PGCT), Maria Fátima Vieira e do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Dalton Silva.

Na ocasião, Porto explicou que o PCE foi criado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e, desde 2004,src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/aluno%20pce.jpg quase 800 projetos já foram aprovados. “Mais de cinco mil alunos já desenvolveram ciência na escola. Foram investidos quase 10 milhões de reais para o desenvolvimento do programa que envolve professores, alunos e escolas do Amazonas”, ressaltou.

Criação de um centro presencial

A bolsista do PGCT/PCE, Leonor Cristina Souza, debateu sobre a criação de um centro presencial e virtual, um espaço onde os professores poderão desenvolver seus projetos. “Um dos nossos objetivos é criar um espaço físico e virtual para atender os participantes do PCE, visando auxiliá-los nas dúvidas em relação à elaboração do relatório do programa. Até o final do mês nós estaremos divulgando para agendar as visitas com a ajuda da Semed e da Seduc”, explicou.

Oficinas de texto para facilitar os projetos

À tarde aconteceu oficina de texto científico destinada aos professores e coordenadores do PCE visando capacitá-los a elaborar textos de projetos científicos (participativa, experimental, pesquisa-ação, dentre outros). Além da oficina ainda ocorreu um curso de Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação Básica.

Aprendizagem é essencial para a vida acadêmica

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Dalton Chaves da Silva, ressaltou a importância do PCE. “As crianças que participam do programa, quando chegam à idade adulta, têm mais facilidade de entrar na vida acadêmica”, afirmou.

Foto 2: Alunos participantes do PCE se tornam mais preparados para a vida acadêmica (imagem:Ricardo Oliveira)

Redação: Nefa Costa

Edição: Carlos Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

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